Whoopi Goldberg pretende mudar o cenário das transmissões esportivas com o lançamento do All Women’s Sports Network (AWSN), primeira rede global dedicada exclusivamente ao esporte feminino. A atriz e apresentadora anunciou a novidade no dia 6 de novembro, durante participação no The Tonight Show Starring Jimmy Fallon.
O canal, cofundado pela norte-americana Jungo TV, oferecerá transmissões ao vivo de ligas como a UEFA (União das Associações Europeias de Futebol), FIBA (Federação Internacional de Basquete), WTA (Associação de Tênis Feminino) e a WNBL (Liga Nacional de Basquete Feminino), além de esportes menos tradicionais como críquete e curling. Segundo Goldberg, a missão é preencher uma lacuna de visibilidade, especialmente para jovens atletas. “Será o lar dos esportes femininos ao vivo do mundo todo”, destacou a apresentadora.
Notícias Relacionadas
Racionais MC's comemora 35 anos com exposição inédita e gratuita no Museu das Favelas
Brasil reduz pobreza em 2023, mas desigualdade racial ainda é alarmante
Com um projeto que tomou 16 anos para se materializar, Goldberg relembrou sua própria frustração com a falta de oportunidades para mulheres no esporte quando era jovem. “Isso sempre me irritou”, disse ela ao falar sobre a negligência enfrentada por mulheres na indústria. “Por anos, eu tenho falado com as pessoas e dito: ‘Não seria ótimo se pudéssemos viajar pelo mundo, começar a ter jovens atletas no ensino médio para que pudéssemos crescer com elas e crescer com elas?’”
Além da transmissão global de eventos, a AWSN terá cards de beisebol em homenagem a jovens atletas, iniciativa que Goldberg acredita ser essencial para romper barreiras e destacar o talento de meninas e mulheres em diferentes modalidades. Em parceria com a CommonSpirit, uma organização reconhecida pela defesa da saúde feminina, o canal já opera na Ásia, Oriente Médio e na JioTV da Índia, com lançamento nos Estados Unidos previsto para a próxima semana.
Com a AWSN, Whoopi Goldberg espera não apenas aumentar a representatividade no esporte, mas transformar o modo como mulheres atletas são reconhecidas e celebradas globalmente.
Notícias Recentes
Projeto Paradiso e Empoderadas anunciam residência para roteiristas negras na Espanha
Médico recém-formado é condenado a pagar R$ 550 mil por fraude em cotas raciais na UFAL