Iniciado no último dia 29, o Festival de Filmes online reúne algumas produções de 35 países como Angola, Nigéria, Senegal, Jamaica, Cabo Verde e Quênia. As estreias vão até o próximo dia 7 de junho no Youtube. Selecionamos os lançamentos pretos que você não vai querer perder.
Cinema negro importa, arte negra importa, áudio visual negro importa.
Notícias Relacionadas
Angela Bassett volta ao papel de diretora da CIA em 'Missão: Impossível 8' e confirma novo suspense da Netflix em 2025
'Sintonia de Natal': nova comédia romântica natalina estreia na Netflix
1. Air Contidioner.
O drama/musical angolano, tem 73 minutos de duração e conta com a atuação de José Kiteculo interpretando o segurança Matacedo. Quando os ares condicionados de Luanda começam a cair misteriosamente, ele embarca em uma aventura surreal ao som de Jazz para desvendar o caso. Air Conditioner, estréia dia 06, 12h45.
2. Daughters Of Chibok
O mini documentário nigeriano de 11 minutos, que já está disponível, aborda questões sociais e ativismo, ao narrar as consequências do sequestro sofrido por 276 adolescentes pelo grupo terrorista Boko Haran, em 2014 na cidade agraria de Chibok. A produção em realidade virtual explora questões globais de direitos de gênero e educação.
3. Atlantique
O Drama/romance franco senegalês de apenas 16 minutos, já está disponível na Netflix. No Festival pelo Youtube, o filme estreia dia 7 as 11h55. O filme traz a narrativa de um jovem que parte do Senegal para a Europa, deixando sua amada em seu país natal.
4. Blood River
Outra produção nigeriana para a lista. O documentário traz a história de Joseph, um ”cavalheiro do sangue”. Em meio a crise de escassez de sangue e trafego parado na maior parte do dia, ele corre para chegar aos hospitais em menos de uma hora. Sabemos que o tempo é crucial para quem precisa.
5. Kmêdeus
Dessa vez, o longa metragem é de Cabo Verde, gravado na Ilha de São Vicente onde sussurros enigmáticos rondam a cabeça do dançarino sem teto Kmêdeus, algo que podemos traduzir como ”Coma Deus”. Na ilha, pouco se sabe sobre ele. Alguns o chamam de lunatico, outros de artista e até filosofo.
6. Crazy World
Misturando ação, comédia e aventura o representante da Uganda já esta disponível para ser assistido. O longa metragem de 65 minutos é o terceiro do estúdio Wakaliwood a ser traduzido para um lançamento internacional, seguindo ”Who Killed Captain Alex?” e ”Bad Black”, ambos premiados em diversos festivais ao redor do mundo.
7. Mabo
O longa australiano traz Jimi Bani interpretando Eddie Koiki Mabo. O filme conta a história do herói indígena que liderou o desafio da fazer a lei australiana reconhecer os direitos tradicionais da terra. Além disso, ainda mostra o romance com Bonita (Deborah Mailman) sua esposa por 30 anos e mãe de seus 10 filhos. A cine-biografia estará disponível a partir do dia 05 das 07h00.
8. Masterpiece
Quatro jovens homens negros vão a uma exposição de arte, apreciar a obra de um amigo (Simbai, interpretado por David Isiguzo). Mas quando Simbai sai da sala, eles começam um questionamento sobre o trabalho do amigo: ”Mas o que é isso?” O curta de 7 minutos vem do Reino Unido e já esta em exibição
9. My Africa
Gravado no norte do Quênia, a produção em realidade virtual mostra em 9 minutos a vida de um comunidade cujo objetivo é preservar a vida selvagem da Africa. ”My Africa” já está disponível desde o dia 29.
10. No More Wings
No drama de 11 minutos, a produção do Reino Unido narra o encontro de dois amigos de longa data em um ponto divergente de suas vidas, em um restaurante de frango frito no sul de Londres.
11. Rudeboy: The Story Of Trojan Records
A produção se passa na Jamaica e no Reino Unido, e conta em 85 minutos a história da Trojan Records, uma das mais importantes gravadoras musicais da história. Famosa no final dos anos 60 e inicio dos anos 70 por trazer uma revolução para as pistas de dança da Grã Bretanha, tendo em seu catalogo nomes como Jimmy Cliff. O longa que traz relatos inéditos já esta disponível no Youtube.
12. Tapi!
O documentário de 25 minutos que já está disponível no Youtube, narra a história de Jackson, um curandeiro queniano praticante do ritual Utapish (Tapi). Porém ele precisa lidar com os cristãos locais que não estão aceitando nada bem sua influência por ali e decidem ir ao tribunal para apagar a história de um povo.
13. Traveling While Black
A ultima produção de nossa lista foi dirigida por Ayesha Nadajara e pelo vencedor do Oscar Roger Ross Williams. O documentário em realidade virtual aborda ativismo social enquanto mergulha o espectador na longa história do movimento negro americano e na criação de espaços seguros para a nossa comunidade.
Para maiores informações ou caso queiram acessar outros filmes, basta acessar o site oficial do evento:http://www.weareoneglobalfestival.com/ou a pagina do mesmo no Youtube:https://www.youtube.com/channel/UChMc3c7Xvv6ol1Zv47Ja39A
Notícias Recentes
Lançamento de “Aspino e o boi” leva memórias quilombolas à literatura infantil
Novembro Negro | Seis podcasts e videocasts apresentados por mulheres negras para acompanhar