Com 21 vídeos, o projeto Nós do ator, produtor, filósofo, cientista social e professor (ufa!), Rodrigo França estreiou no Instagram no começo de Setembro, trazendo um alívio para os olhos, ouvidos e mentes cansadas de ouvir sempre o mesmo. Os programas são postados à segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 11h.

França ficou famoso nacionalmente por meio do programa BBB-19, porém entre a comunidade negra ele já é admirado e respeitado muito antes da fama, por meio da sua contribuição para cultura negra e brasileira além de trabalho sociais para ajudar comunidades carentes. Ele já foi até Papai Noel na Cidade de Deus.

Ao sair do confinamento entendi que a minha voz chegou na mãe dos meus amigos que eram resistentes nos assuntos abordados, no DEGASE (instituição para jovens em medidas socioeducativas) e nas comunidades carcerárias. Assim como nas casas abastadas”, detalha Rodrigo sobre como BBB ajudou aumentar o alcance das suas reflexões.

Abaixo, França dá uma aula sobre construção de padrões sociais e como eles moldam a sociedade diminuindo o valor dos grupos oprimidos.

https://www.instagram.com/p/B16lODdniF2/

O projeto Nós está inicialmente no Instagram, mas pretende chegar em outras plataformas. A voz doce e ao mesmo tempo firme de Rodrigo somada à sua formação acadêmica, faz dos seus vídeos verdadeiras aulas sobre a sociedade brasileira contemporânea. Não é achismo, é conhecimento e experiência de vida. ” Vamos usar todas as plataformas, mas aos poucos. Estamos entendendo essas ferramentas virtuais. O programa fez com que eu furasse a bolha da academia e do teatro. Hoje muitas pessoas pedem que eu continue a falar de assuntos que nunca ouviram em uma TV aberta“, explica França que destaque que escolheu uma mulher negra, Rafaela Lira, para dirigir o programa, por acreditar “que a mulher negra tem que tomar esses espaços de poder midiático.”

Em três dias os dois primeiros episódios bateram juntos mais de 45 mil visualizações.

Foto: Júlio Ricardo da Silva

 

 

Comments

Comentários