Homenageando intelectuais negras, a Vogue Brasil celebra os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922 com uma nova capa-obra pintada pelo artista plástico Elian Almeida. “Quis recriar a famosa foto ícone de 22, que agrupou nomes como Manuel Bandeira, Graça Aranha, Oswald de Andrade e outros 13 intelectuais do Modernismo”, explicou o artista. Diferente da elite branca que tomava para si o centro das atenções há 100 anos, a arte, para Elian, é composta por intelectuais negras, a quem homenageia em sua nova produção. Conceição Evaristo, Carolina Maria de Jesus, Beatriz Nascimento, Maria Auxiliadora da Silva e Djamila Ribeiro são os nomes que o artista escolheu pintar na tela que estampa a Vogue de Fevereiro.

Capa da Vogue Brasil, Fevereiro de 2022. Foto: Vogue Brasil.

Natural de Duque de Caixias, Elian é graduando em Artes Visuais no Instituto de Artes da UERJ e cursa o último ano de licence em Cinema e Audiovisual no departamento de artes e médias da Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3. O artista brasileiro combina diferentes técnicas e práticas artísticas, como fotografia, vídeo, instalação, performance e a pintura. Classificado como um dos jovens mais promissores da atual arte brasileira, Elian tem um trabalho que busca dar protagonismo a personagens negros da história do Brasil.

“Essa é uma capa histórica porque situa a importância das mulheres negras na História do Brasil – e não apenas para o povo negro. Faltaram sujeitos negros, mulheres e indígenas como protagonistas do movimento modernista. Estar ao lado dessas mulheres me deixa muito honrada porque faço parte do caminho que todas elas pavimentaram”, declara Djamila Ribeiro à Vogue Brasil.

Elian Almeida. Foto: Arquivo Pessoal.

“Ter uma revista como a Vogue recuperando o legado do centenário da Semana de Arte Moderna, trazendo um jovem artista negro para conceber a capa é muito significativo. Talvez há 15 anos isso fosse impensável. É uma reviravolta até para se pensar o que é considerado como arte brasileira”, comenta Conceição Evaristo ao editorial da Vogue.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments