Um dos convidados a participar do comitê especial antirracismo da FIFA, o jogador de futebol Vinicius Jr. voltou a ser vítima de ataques racistas cometidos por torcedores europeus. O jogador compartilhou o vídeo que mostra torcedores do Atlético de Madrid, antes do início da partida contra Inter de Milão, pela Liga dos Campeões, entoando um canto em que chamam o brasileiro de ‘cimpanzé’. Em nota, a Laliga afirmou que deve denunciar o caso à Procuradoria de Combate ao Ódio.
O vídeo que mostra os torcedores do Atlético de Madrid fazendo um cântico racista contra Vini Jr., que sequer estava jogando, foi compartilhado pelo jogador na manhã desta quinta, 14, em seu perfil no ‘X’. Na legenda, ele cobrou providências da Champions League e da União das Associações Europeias de Futebol (UEFA): “Espero que vocês já tenham pensado na punição deles”, escreveu marcando os perfis da liga. “É uma triste realidade que passa até nos jogos que eu não estou presente!”, disse.
Notícias Relacionadas
Cônsul da França na Bahia recorre à Justiça por retratação pública em caso de injúria racial
Justiça condena professora que afirmou que cabelo de estudante negra estava 'cheirando mal'
Espero que vocês já tenham pensado na punição deles. @ChampionsLeague 👍🏿 @UEFA 👍🏿 é uma triste realidade que passa até nos jogos que eu não estou presente! https://t.co/IDHAkG9H6S
— Vini Jr. (@vinijr) March 14, 2024
Vini Jr. é constantemente atacado com insultos racistas por torcidas na Europa. No mês de junho do ano passado, ele foi convidado pela Fifa para liderar o comitê especial antirracismo. Na época, a informação foi divulgada pelo presidente da entidade Gianni Infantino, em entrevista à Reuters.
Mesmo assim, os ataques continuaram. Em outubro, depois de uma partida entre Real Madrid e Sevilla pelo Campeonato Espanhol, um torcedor imitou um macaco quando ele se aproximava. Ao falar sobre o episódio nas redes sociais, Vini Jr. escreveu: “Episódio isolado número 19”. Além disso, a Minisra da Igualdade Racial, Anielle Franco, também prestou solidariedade ao jogador, cobrando a responsabilização dos envolvidos: “Mais uma vez aqui para prestar solidariedade ao Vini Jr por mais um caso de racismo sofrido na @LaLiga, na Espanha. Os agressores precisam ser identificados e responsabilizados, a recorrência da violência contra Vini Jr afeta a todos nós”.
Confira o comunicado enviado pela assessoria da LaLiga no Brasil:
A LALIGA denunciará perante a Procuradoria de Combate ao Ódio os lamentáveis cânticos racistas contra Vinicius Jr. antes do jogo de ontem da UEFA Champions League entre o Atlético de Madrid e a Inter de Milão, mesmo que o jogo seja em outra competição e mesmo que os cânticos tenham ocorrido fora do estádio. A LALIGA está muito empenhada em fazer do futebol um espaço livre de ódio e continuará combatendo implacavelmente qualquer atitude de racismo, homofobia, violência, ódio… seja qual for a competição.
Notícias Recentes
Aldis Hodge desponta como favorito dos fãs para ser o novo Pantera Negra
Aaron Pierre sobre interpretar o jovem Mufasa: "É uma honra dar voz ao que me fez sentir 'visto, ouvido e incluído' na infância"