O velório da Léa Garcia será aberto ao público no Foyer do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no próximo sábado (19), das 10h às 13h. Outra cerimônia será realizada às 14h, apenas para familiares e amigos na capela do Cemitério São João Batista. O sepultamento será às 15h30. A equipe revelou todos os detalhes no Instagram da atriz.
Léa Garcia faleceu na madrugada de terça-feira (15), aos 90 anos, devido a complicações cardiológicas, durante a sua viagem no Festival de Cinema de Gramado, no Rio Grande do Sul, onde seria homenageada pela sua carreira artística. O filho Marcelo Garcia recebeu o troféu Oscarito em nome da mãe.
Notícias Relacionadas
Grupo de pesquisa da UFF lança novo site com mapeamento inédito sobre racismo religioso no Brasil
Estudante cria museu virtual para destacar cientistas negras e vence prêmio no RJ
A atriz estava na cidade desde sábado, curtindo desde o primeiro dia do festival e chegou a postar fotos em frente ao troféu Kikito e com amigos do cinema.
Com mais de 70 anos de carreira, Léa é considerada a “Dama do teatro Negro”, com trabalhos marcantes no teatro, na TV e no cinema. A atriz estreou nos palcos em 1952, na peça “Rapsódia Negra”, de Abdias do Nascimento. Quatro anos depois, fez parte do elenco da montagem de “Orfeu da Conceição”, espetáculo que estreou no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, com cenários de Oscar Niemeyer. A partir da peça, foi feito o filme “Orfeu Negro” (1959), de Marcel Camus, que marcou a estreia de Léa no cinema. O longa venceu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro pela França, e a Palma de Ouro no Festival de Cannes.
A atriz também foi indicada ao prêmio de melhor atriz no festival francês. Na TV, participou de sucessos como “Selva de Pedra” e “Escrava Isaura”, obra em que viveu a marcante vilã Rosa.
Notícias Recentes
21 de janeiro - Dia de Combate à Intolerância Religiosa: a resistência e o orgulho do povo negro
Vencedora do Emmy, 'Abbott Elementary' é renovada para 5ª temporada