“Vamos todas ser Nega Maluca nesse carnaval” diz maquiadora em pleno 2019

0
8704
Foto: Reprodução Instagram

Uma maquiadora de Barretos abusou da falta de criatividade, para dizer o mínimo, ao realizar um tutorial de maquiagem para o carnaval. O tema: Nega Maluca.

Bruna Martolelli, que usa o Instagram para mostrar os seus talentos como maquiadora, publicou um tutorial para transformar gente branca em negra. Isso mesmo, ela ensina a fazer o blackface. Essa técnica surgiu por volta de 1830, quando homens brancos se pintavam de preto (de forma caricata e exagerada) e se apresentavam para a aristocracia branca com o objetivo de satirizar a população negra. Ela é ofensiva para pessoas negras até hoje.

Isso provavelmente ela não saiba, como a maioria, mas ao ser alertada nos comentários da sua postagem, ele bloqueou os críticos e depois fechou os comentários, mostrando que ela não está nem aí caso tenha ofendido alguém com sua maquiagem racista.

Essa fantasia demorou, mas felizmente foi reconhecida como ofensiva e racista, um resultado do avanço do nível de educação da comunidade negra, que agora exercita a crítica expressando o que a incomoda. Na geração dos nossos pais era bem diferente e eles cresceram, e nós também, ouvindo e cantando músicas de carnaval carregadas de preconceito e racismo. (O teu cabelo não nega, mulata/ Nega do cabelo duro).

Se não bastasse ter que ouvir a Daniela Mercury dizendo que Wakanda é no mundo todo e Cláudia Leite vestida de Michael Jackson ,no Pelourinho , em um vídeo clipe de carnaval, provavelmente nos depararemos com essas aberrações de Nega Maluca, nas ruas e nos bailes.

Comments

Comentários