Nos últimos tempos, vimos um crescimento absurdo de adeptos à tendência das lentes dentais. Apesar do alto preço – em 2022 custa entre R$1.600,00 e R$3.500,00, dependendo do material, experiência do dentista e estrutura da clínica odontológica- sem contar o valor de manutenção. Em 2021, o mercado global arrecadou U$ 1.55 bilhão de dólares, e a expectativa é que chegue em U$ 2,30 bilhões até 2028. E o Brasil, é o segundo país mais adepto da moda, atrás apenas dos EUA.
As lentes e facetas dentais, que ganharam força por muita influência dos famosos, promete acabar com diversos ”problemas” como descoloração e diastemas. Todos têm o direito de fazer o procedimento desejado para gostar do que vê quando se olhar no espelho, mas de onde será que vem o conceito de feio e bonito? O diastema por exemplo, uma das questões resolvidas com as lentes e facetas, é uma característica majoritariamente de pessoas pretas (sim, sabemos que pessoas brancas também podem ter; Madonna, Vanessa Paradise e Georgia May Jagger são exemplos disso), todavia o traço é uma forte herança africana e que em muitas culturas era considerado sinal de fertilidade, atratividade e sedução. Alguns exemplos de famosos pretos com diastema são Niecy Nash, Maya Angelou, Mike Tyson, Rachel Lindsay, Marsal Martin, Lawrence Fishburne, e muitos outros. Tem certeza que você quer apagar esse traço hollywoodiano?
Outra característica que pode compor um sorriso negro, são as joias para dentes, os famosos grillz. Símbolo da cultura hip-hop, eles surgiram na NYC dos anos 80 e ao longo dos anos foram se atualizando e popularizando. Tendo como um dos principais percursores Eddie Plein, nova-iorquino dono da Famous Eddie Gold Teeth, empresa pioneira no ramo das joias dentárias. Daí então, foi só questão de tempo para que os grillz estivesse na boca dos principais rappers da época.
Outro ponto a se falar, é a técnica de ”neutralização labial”. O procedimento estético, bastante parecido com a micro pigmentação labial, consiste em diminuir a melanina dos lábios, que é mais forte em pessoas negras-principalmente as retintas. Acontece, que essa é uma característica sua, uma característica nossa! Não devemos renegar esses traços, e sim exaltá-los. É possível realçar a melanina dos lábios com maquiagem por exemplo, e fazer isso é um ato de autoafirmação e resistência contra uma indústria que vive procurando brechas para fazer com que a gente se sinta mal com nosso próprio corpo. Tudo isso enquanto pessoas brancas reforçam um contorno escuro para se parecer com algo que a gente já tem de nascença.
Um sorriso negro traz mais felicidade ainda, quando carrega nossa identidade e ancestralidade.
Notícias Relacionadas
2025: 7 Tendências em Educação & Tecnologia — O Futuro que Estamos Construindo Hoje
O potencial preto demanda celebração e proteção em 2025
Notícias Recentes
Mirella Archangello, que ficou conhecida como “repórter mirim”, alcança 960 na redação do Enem e planeja cursar Jornalismo
“Cinema negro afetivo e verdadeiro”: diretor e protagonista falam sobre a potência de ‘Kasa Branca’