Todos os dias acordo, me levanto e vou fazer campanha para candidatos e candidatas a vereadores negros. É um trabalho duro, desgastante, exaustivo, mas é prazeroso também. Você tem a certeza de que cada vez que temos um parlamentar negro na Câmara Municipal comprometido com as pautas em defesa das ações afirmativas, temos um avanço para o povo negro da cidade. Fazer campanhas significa fazer reuniões de trabalho, almoços, cafezinhos, jantares e muita conversa sobre sonhos. Que sonhos?
Uma escola que tenha professores comprometidos com o antirracismo e intransigentes contra qualquer ato de racismo, qualquer piada, brincadeira, ofensa. Que saiba respeitar e valorizar a produção intelectual dos cientistas negros e negras. Que conte a rica história da participação dos negros e das negras na cidade.
Notícias Relacionadas
Saudade do tempo em que a TV era branca? Um chamado à diversidade e inclusão na teledramaturgia brasileira
Masculinidades negras: a armadilha da hipersexualização
Que a saúde da população negra seja respeitada e valorizada. Que doenças como hipertensão e diabetes sejam cuidadas. Que a atenção básica da saúde saiba dar um acolhimento mais humanizado e respeitoso.
Que os trabalhadores de educação e saúde tenham salários dignos, principalmente aqueles que lidam com crianças, jovens e idosos. Que a saúde mental da população tenha um cuidado permanente, com a contratação de profissionais que saibam prestar uma assistência nos casos de racismo. Que todos os funcionários façam um curso de letramento racial duas vezes por ano no mínimo.
Que seja construído e elaborado um orçamento público municipal para políticas nas áreas de cultura, educação e saúde voltadas para a mulher e para o negro.
Que sejam criadas estruturas organizacionais no interior das administrações públicas municipais com cotas para representação negra em todas as secretarias e nos cargos de comissão, chefia, diretoria e secretariado.
Que sejam criados em toda a administração municipal, em todos os níveis, estágios para jovens negros e negras.
Vivo na maior cidade do país: São Paulo, onde as políticas públicas e editais públicos reforçam as desigualdades raciais. É preciso um olhar crítico e uma ação corajosa sobre como são formulados, quem são os beneficiados com esses editais de construção, pavimentação e serviços contratados pelas Prefeituras. Por que a população negra não usufrui das riquezas do município. Serviços de qualidade na educação e saúde devem ser uma meta a ser perseguida por todos os cidadãos e servidores públicos.
Nada do que escrevi acima precisa ser um sonho. Depende dos gestores e da eleição de parlamentares comprometidos com a mudança, com a ousadia e a igualdade de oportunidades.
A maioria dos parlamentares brancos e alguns negros votaram para diminuição dos recursos do fundo eleitoral para candidatos negros.
Na política não devemos nos iludir, quando se trata de disputar o poder, presidentes dos partidos, todos brancos de esquerda e direita se uniram contra os direitos da população negra.
Se você é eleitor negro ou negra, lembre-se de apoiar candidatos e candidatas negros comprometidos com a luta contra os privilégios dos brancos e por uma sociedade em que possamos transformar nossos sonhos em realidade.
Notícias Recentes
Universidade Federal de Sergipe assume fraude em cotas raciais em 30 Concursos
Aaron Pierre é escalado como Lanterna Verde John Stewart em nova série da DC Studios