A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) aprovou a criação da Licenciatura em Educação Escolar Quilombola, uma iniciativa que homenageia o intelectual e ativista Nêgo Bispo, falecido em dezembro de 2023. Nascido no Povoado de Papagaio, no Piauí, Bispo foi uma figura central no movimento quilombola brasileiro, e sua trajetória inspirou a criação do curso, que visa formar docentes quilombolas no estado.
O curso foi desenvolvido em parceria com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco/Campus Garanhuns (IFPE) e o Instituto Federal de Educação do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), com apoio da Coordenação Estadual de Articulação das Comunidades Quilombolas de Pernambuco. A licenciatura atenderá tanto a formação inicial de professores quanto a segunda graduação de docentes que já atuam em escolas quilombolas, mas que ainda não possuem a formação exigida pela Resolução nº 8/2012 do Conselho Nacional de Educação (CNE) e da Câmara de Educação Básica (CEB) do Ministério da Educação (MEC).
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Os formados poderão atuar em diversas modalidades da educação básica, com destaque para os anos iniciais do ensino fundamental, nas áreas de Pedagogia, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Sociais. Além da docência, os egressos estarão capacitados para trabalhar em gestão escolar, práticas educativas em ambientes escolares e não escolares, além de contribuir para o desenvolvimento das comunidades quilombolas.
Com duração de oito semestres, o curso será presencial e adotará a metodologia de alternância pedagógica, combinando períodos de formação nos campi da UFPE, IFPE Garanhuns e IFSertãoPE com atividades nas próprias comunidades quilombolas. Serão oferecidas 100 vagas, distribuídas entre Pedagogia (50 vagas), Matemática e Ciências da Natureza (25 vagas) e Ciências Sociais (25 vagas).
O processo seletivo será voltado exclusivamente para quilombolas, tanto estudantes egressos do ensino médio quanto professores que já atuam em escolas públicas do estado. As aulas estão previstas para começar no primeiro semestre de 2025.
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