Nesta quinta-feira (9), a sessão plenária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou um momento histórico ao incluir, pela primeira vez, duas ministras negras: Edilene Lôbo e Vera Lúcia Araújo. As magistradas, que são substitutas na Corte, participaram da sessão devido à ausência dos titulares. O momento histórico foi reconhecido pelos presentes e atraiu uma plateia especial de deputados da bancada negra da Câmara, que fizeram questão de prestigiar a sessão.
“Isso é muito importante, não só a participação igualitária da mulher, mas também a participação igualitária de negros e negras na Justiça Eleitoral. O TSE sempre foi, dos tribunais superiores, o tribunal mais diversificado. É muita alegria isso”, destacou o presidente do TSE, Alexandre de Moraes. “Quero reiterar minha alegria nessa sessão e dizer que a Justiça Eleitoral vem atuando de forma muito contundente para garantir na política a participação das mulheres, das candidaturas negras”.
Notícias Relacionadas
Medalhista olímpica, Bia Souza é indicada ao prêmio de melhor judoca do mundo em 2024
Projeto Paradiso e Empoderadas anunciam residência para roteiristas negras na Espanha
Em setembro de 2023, a ministra Edilene Lôbo, a primeira magistrada negra a ocupar esse cargo na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Este lugar e esta missão são a um só tempo resultado e ponto de partida de lutas históricas de grupos minorizados para vencer uma herança estrutural de desigualdade de oportunidades que precisa ser superada em nossa nação”, disse a ministra substituta.
À época, em seu primeiro discurso, Edilene enfatizou a importância crucial de o Poder Judiciário adotar uma abordagem sensível às questões de gênero e raça. “Nós, negras, somos apenas 5% da magistratura nacional. Há apenas uma senadora autodeclarada negra, portanto menos de 1% do Senado. São 30 as deputadas federais, o que corresponde a cerca de 6% da Câmara. As mulheres negras ocupam 3% dos cargos de liderança no mundo corporativo, mas 65% das empregadas domésticas no Brasil são negras”, disse ela.
Notícias Recentes
Show de Natal da Beyoncé no intervalo do jogo da NFL ficará disponível por tempo limitado na Netflix
Filmes natalinos com representatividade negra para assistir no feriado