A inclusão racial não basta. Ela tem de ter que significado, tem que ter valor. Esse pensamento não é meu, é da minha colega e amiga Nadja Pereira especialista em Social Media é uma das pessoas mais influentes no Linkedin em 2016. E eu concordo com ela. Do que adianta ter um negro na campanha publicitária, se ele aparece de forma secundária, terciária, embaçadinho, lá no fundo, fazendo funções estereotipadas?
Os avanços da comunidade negra no Brasil que consome 800 bilhões ao ano, não se reflete na publicidade, mas eu no meu persistente otimismo acho que as coisas vão melhorar, principalmente por que apesar de pequeno, o número de negros das agências vem crescendo sim (inclusive outras áreas, mas isso é tema para outro artigo).
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Sim, negros também gostam de tecnologia. E tem muitos que investem uma boa grana em serviços de Internet para tirar melhor proveito da sua SmartTV, tablete e Smartphone que nem o Raul. Tem publicitário branco que vai ficar chocado com isso, mas eu juro que é verdade.
https://www.youtube.com/watch?v=2XW1fC2PJYI&feature=youtu.be
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Antes a gente via nosso povo todo nas revistas e dizíamos que pareciam gringos. Hora de atualizar os conceitos, porque agora somos mais lindos. Prova disso é a campanha da C&A com essa galera escandalosamente bonita do Rio de Janeiro.
Link para o vídeo da campanha na página da marca: http://bit.ly/2klPd1H
Se você tem alguma campanha brasileira que te conquistou? Deixe nos comentários.
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