A Comissão Estatal contra a Violência, Racismo, Xenofobia e Intolerância no Esporte da Espanha determinou o pagamento de multa de 4 mil euros, equivalente a R$ 22 mil, e a suspensão do direito de frequentar de recintos esportivos por um ano como punição para o torcedor que fez insultos racistas direcionados ao jogador Vini Jr. durante partida entre Real Madrid e Mallorca.
A decisão foi divulgada nesta terça-feira, junto com propostas de punição para outros casos. O torcedor do Mallorca que fez os xingamentos racistas contra Vini Jr. foi flagrado pelas câmeras da TV “DAZN” chamando o jogador de “macaco” durante jogo que aconteceu no dia 5 de fevereiro.
Notícias Relacionadas
Leidy Elin expõe ataques racistas em suas redes sociais desde a saída do Big Brother
Instagram deve fornecer IPs de autores de ataques racistas contra Miss Milla Vieira, determina juiz
Inicialmente, a polícia espanhola propôs uma multa de 3 mil euros e a proibição de frequentar espaços esportivos por seis meses, o que não foi acatado pela Comissão Esportiva, que preferiu aumentar a punição.
Recentemente, LaLiga decidiu criar uma comissão para cuidar dos casos de racismo contra Vini Jr. A ideia é que em cada do jogo do Real Madrid, inspetores monitorem os setores mais problemáticos de cada estádio.
Vinícius Jr. tem sido alvo de uma série de ataques racistas por parte de torcedores espanhóis. No dia 26 de janeiro, um boneco vestido com a camisa do atacante do Real Madrid foi colocado enforcado em uma ponte com uma faixa onde estava escrito “Madrid odeia o Real”. Outros casos de racismo contra o jogador já haviam sido registrados em jogos durante o ano de 2022.
Notícias Recentes
Saudade do tempo em que a TV era branca? Um chamado à diversidade e inclusão na teledramaturgia brasileira
Ação contra pais e Colégio Bandeirantes exclui bullying e cita racismo em caso de suicídio de estudante