No esteio do Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela, o TikTok anunciou compromissos com a luta antirracista. Entre eles, está a seleção de criadores de conteúdo negros para um programa de aceleração. “Neste ano, selecionaremos criadores negros e da nossa comunidade diversa para participar de um programa de aceleração. Como a música é uma parte importante do DNA criativo do TikTok, estamos apoiando artistas negros que estão começando em suas carreiras. Este trabalho começou em novembro do ano passado, e será expandido durante o ano”, disse a rede social em comunicado de imprensa.
A empresa também se comprometeu a buscar aumentar a representatividade nas campanhas de marketing e comunicação e fomentar a diversidade na comunidade de criadores. “O TikTok não tolera discriminação e racismo e estamos comprometidos com ações específicas e concretas para construir uma plataforma diversa, que reflita o mundo em que vivemos”, disse o comunicado.
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Até o dia 31 de julho, a rede vai dar visibilidade para conteúdos sobre diversidade e criadoras de conteúdo negras, por meio da hashtag #SouDonaDaMinhaVoz, promovendo também uma série de lives. Na programação, a participação da editora-chefe do MUNDO NEGRO, Silvia Nascimento, da cientista de dados Nina da Hora, da streamer Sher Machado, Andressah Catty, e das atletas Sabrina Cristina e Vanessa Cristina. A programação completa você confere aqui.
“Acreditamos que a diversidade de nossa comunidade é uma grande parte do que torna o TikTok um lugar inspirador e acolhedor e queremos promover e proteger isso a cada dia mais. Sabemos que esse é um trabalho que vai muito além de uma data, por isso, estamos atuando em diferentes frentes para buscar cada vez mais diversidade e equidade dentro da empresa, da plataforma e na sociedade”, anunciou a rede social.
Além disso, o TiKTok apoiou a 3a edição do Elas Periféricas, em parceria com a Fundação Tide Setubal, que selecionou 60 organizações para receber investimento financeiro, apoio técnico e mentoria por 12 meses.
“Considerando os pilares temáticos que atuamos, priorizaremos em nossas estratégias de investimento social privado a alocação de recursos em projetos liderados por negros ou que tenham como público alvo expresso a população negra, como temos feito com Olodum e Digital Favela”, diz o comunicado.
Para garantir a visão diversa, olhar para dentro da nossa empresa é um dos primeiros passos. Buscando tornar nossas equipes mais equitativas e inclusivas, firmamos parceria com organizações que nos ajudarão a educar os usuários do nosso aplicativo sobre oportunidades de emprego no mercado para a população negra, apoiar o desenvolvimento dos nossos profissionais com treinamentos e aproximar talentos negros do TikTok.
“Este posicionamento é muito positivo para as próximas gerações que utilizam a plataforma para expressar sua criatividade e opiniões e como parte de uma geração que está ansiosa por ajudar a pensar novos caminhos no Brasil, tenho tido uma boa experiência como conselheira consultiva de segurança, principalmente pela escuta ativa por parte do TikTok.” – Nina da Hora, cientista de dados e membro do Conselho Consultivo de Segurança do TikTok no Brasil
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