A partir do Mês da Consciência Negra, ações que se estenderão pelos próximos meses mostram a pluralidade na plataforma, com shows, debates, conteúdos de humor, dicas de séries, beleza e muito mais
Para comemorar o Dia da Consciência Negra no Brasil, o TikTok promove a campanha #NaMinhaPelePreta, criada em parceria com a agência criativa MOOC, com o objetivo de promover uma reflexão sobre a importância da comunidade negra para a cultura brasileira.
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“A busca por equidade, inclusão e diversidade é um dos nossos principais compromissos no Brasil e é algo que orienta nossas ações dentro e fora da plataforma durante o ano todo. Por isso, estamos felizes em promover essa campanha, em parceria com a MOOC, que abraça a importância da pluralidade e da história da comunidade negra e pretende inspirar criadores negros de todo o Brasil, para que possam se expressar, tenham voz e tragam à tona qualquer assunto que julguem relevante, pois sabemos que diferentes perspectivas enriquecem a sociedade”, explica Handemba Mutana, diretor do TikTok for Good no Brasil.
#NaMinhaPelePreta dará início a uma série de iniciativas, que se estenderão pelos próximos meses e reafirmam o potencial dos criadores pretos da plataforma, destacando a pluralidade de conteúdo dos criadores, mostrando os diferentes interesses e contextos desta comunidade no TikTok. A hashtag faz referência à diversidade de formas de ser e se expressar como pessoa negra no Brasil, respeitando identidades e afirmando raízes e ancestralidades. As iniciativas incluem criação de conteúdos a partir da hashtag #NaMinhaPelePreta, parcerias e ações que envolverão diferentes vertentes da plataforma, como música, esportes, gaming, beleza, comédia, livros, entretenimento e educação.
#NaMinhaPelePreta na música
Na música, no dia 8 de novembro, MC Dricka e Deize Tigrona vão conversar sobre a representatividade no funk, às 18h, nos perfis das duas artistas ( @mcdricka e @deizetigrona ). No dia 10, às 18h, é a vez do mestre Martinho da Vila participar de um bate-papo animado sobre samba em seu perfil @martinhodavilaoficial. Para quem gosta de hip-hop, a rapper Tássia Reis vai falar sobre a importância do gênero no dia 17, às 19h, no perfil @tassiareis_ . Já no Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, às 17h, o francês Lhommestatue vai apresentar em seu perfil, em primeira mão, algumas músicas do seu novo álbum, “SER”.
Para encerrar a programação, no dia 30, os músicos que participam da segunda turma do projeto Generation NXT – Marvvila , Ébony, Lukinhas e Jotta A – vão fazer um pocket show apresentando seus maiores hits, em seus perfis no TikTok e também no perfil @TikTokMusica , simultaneamente. Veja a agenda completa abaixo e na página especial da campanha no aplicativo, que contará também com uma playlist especial, com músicas de todos os artistas participantes do projeto.
Também como parte da campanha, o TikTok irá apresentar no perfil @TikTokMusica uma mini-websérie com a história dos gêneros musicais que estarão nos shows de #NaMinhaPelePreta. Serão quatro capítulos, em que um artista convidado falará do contexto histórico de um gênero.
Confira a programação:
08/11 – Talk com MC Dricka e Deize Tigrona , às 18h;
10/11 – Bate-papo com Martinho da Vila , às 18h;
17/11 – Talk com Tássia Reis , às 19h;
20/11 – Show Lhommestatue, às 17h;
30/11 – Showcase Generation NXT, às 18h, com Marvvila, Ébony , Lukinhas e Jotta A .
#NaMinhaPelePreta: Da comédia aos livros
Para difundir ainda mais a cultura preta e exaltar diferentes identidades, o TikTok convida e estimula criadores negros comediantes, rappers, de beleza, poetas, booktokers a postarem conteúdos voltados ao universo cultural negro, usando a hashtag #NaMinhaPelePreta.
Diversidade, Equidade e inclusão no TikTok
O TikTok busca ser uma referência em criatividade e inclusão, acolhendo a autenticidade e buscando garantir a diversidade na plataforma. Por isso, realiza ações dentro e fora do aplicativo, o ano inteiro, buscando investir em causas que refletem os valores e propósitos da plataforma e dialoguem com os desafios da sociedade. No Dia da Mulher Negra Latino-Americana deste ano, a plataforma assumiu um compromisso com a comunidade de atuar em diferentes frentes para buscar cada vez mais diversidade e equidade dentro da empresa, do aplicativo e na sociedade.
No ano passado, a campanha #MinhaVozImporta reuniu transmissões, desafios e lives durante o Mês da Consciência Negra. A plataforma também fechou parceria com instituições como Feira Preta e Digital Favela para conectar marcas a microinfluenciadores de comunidades em todo o país. Já a partir da campanha #SouDona , em parceria com a Fundação Tide Setubal, o Tiktok está apoiando 60 organizações lideradas por mulheres negras de periferias e a parceria com a BlackRocks Startups (BRS) foi direcionada ao programa de aceleração Grow Startup – Cresça seu negócio para apoiar startups lideradas por negros.
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