O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 trouxe como tema de redação os “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. A informação foi divulgada neste domingo, 3, pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em uma publicação nas redes sociais: “Na redação do Enem 2024, milhões de estudantes vão escrever sobre o tema: ‘Desafios para a valorização da herança africana no Brasil'”.
Na prova, os candidatos devem elaborar um texto dissertativo-argumentativo, que também deve apresentar uma proposta de intervenção. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, reforçou que a redação deve seguir a norma culta da língua portuguesa e será avaliada com base na Matriz de Referência do Enem, com notas variando de 0 a 1000 pontos.
Notícias Relacionadas
Experiência Negra em Espaço de Luxo: 52% dos clientes negros desistem da compra por conta do racismo
"Já nos consideramos vitoriosos", diz Eliana Alves Cruz após indicação de "Anderson Spider Silva" ao Emmy Internacional
Este tema chega em um ano simbólico, marcado pela oficialização do Dia da Consciência Negra como feriado nacional, em 20 de novembro. A medida foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com a promulgação da Lei 14.759/2023, que destaca a importância do reconhecimento e da valorização da cultura e das contribuições dos afrodescendentes para a formação do Brasil.
A escolha do tema também ocorre em um contexto de crescente debate sobre questões raciais e culturais no país. Em 2023, o tema da redação do Enem abordou os “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, sinalizando uma linha de abordagem social e histórica para os temas do exame.
A expectativa é que os participantes reflitam sobre a presença e a influência da cultura africana no Brasil, um dos pilares da formação social, econômica e cultural do país. A questão de como resgatar e valorizar essa herança continua a ser um desafio, que exige políticas públicas e engajamento social em um cenário de permanentes tensões e desigualdades raciais.
Notícias Recentes
Cresce número de franceses que migram para o Senegal em busca de pertencimento e progresso
Brasil protagonista: lições de uma jovem empreendedora no Quênia