Simone Tebet anuncia Luciana Servo, economista negra, como nova presidente do Ipea

0
Simone Tebet anuncia Luciana Servo, economista negra, como nova presidente do Ipea

Na última sexta-feira (20) a ministra do planejamento e orçamento Simone Tebet anunciou a economista Luciana Mendes Santos Servo como nova presidente do Ipea (Instituto de Pesquisa de Economia Aplicada), O Ipea tem como objetivo aprimorar políticas públicas.

Nas primeiras semanas de janeiro, Simone Tebet gerou polêmica ao falar sobre dificuldade em contratar mulheres negras para Brasília, Acho que a gente tem que prezar acima de tudo pela diversidade. Estou indo para uma pasta que hoje ainda é extremamente masculina. Quero não só ter mulheres, mas mulheres pretas. E a gente sabe, lamentavelmente, que mulheres pretas normalmente são arrimo de família. Trazer de fora de Brasília é muito difícil porque os salários são muito baixos.”.

A declaração da ministra repercutiu bastante, debatida por ativistas do movimento negro por todo o país; “Vocês (brancos) continuarão a encontrar sempre uma maneira de nos tornar invisíveis.” publicou a estudante e criadora de conteúdo antirracista Fatou Ndiaye.

Após a declaração de Tebet levantar debates nas redes sociais, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco (PT) afirmou ter entregue a Simone uma lista preenchida pelo movimento “Elas no Orçamento” com nomes de mulheres pretas com “capacidade, habilidades e competências técnicas” em finanças públicas. Anielle Franco ainda respondeu à frase de Tebet sobre a possível dificuldade em encontrar mulheres negras

Após as declarações, no dia 11 de janeiro, a ministra do planejamento anunciou equipe do planejamento com 2 mulheres, porém, sem pessoas negras. Anúncio que também repercutiu negativamente, colocando em dúvida as intenções da ministra em incluir mulheres negras em sua equipe.

Após todas as polêmicas envolvendo as falas de Simone Tebet, chega o anúncio de Luciana Mendes na última sexta-feira (20), doutora e mestre em economia, Luciana se torna a primeira mulher negra e a terceira mulher a comandar o órgão.

“Não foi chamada por mim por ser mulher, foi chamada por mim pela competência dela.” afirmou Simone em entrevista à CNN

Luciana atua no Ipea desde 1998, com mais presença em projetos focados na saúde, como “Avaliação de políticas de saúde”, “Prioriza SUS”, “Contas SHA para o Brasil” e “Conta Satélite de Saúde”.

Fonte: UOL Economia

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display