Tapioca é o nome popularmente dado à fécula (amido) de mandioca hidratada, assim como ao prato final feito com a fécula de mandioca, normalmente aquecido em frigideira e recheado com diversos ingredientes (queijo, presunto, coco, leite condensado, frango, entre outros).

Benefícios da Tapioca

Os principais benefícios e vantagens de comer tapioca, são:

• Possui baixo teor de sódio, sendo por isso ideal para quem segue uma dieta pobre em sal;
• Não contém glúten, sendo por isso uma excelente opção para pessoas com alergia ou intolerância ao glúten.
• Fonte energia e de hidratos de carbono; • Não necessita de adição de óleo ou gorduras na sua preparação;
• Contém potássio, ajudando por isso no controle da pressão arterial;
• Rica em cálcio, sendo por isso benéfica para a saúde dos ossos.
Além disso, uma das coisas que faz da tapioca um alimento especial é o seu sabor agradável, e o fato de ser um alimento muito versátil, que pode ser combinado com diferentes recheios, podendo por isso ser usada no café da manhã, almoço, lanche ou jantar.

Tapioca
Como preparar a tapioca a partir do polvilho doce (fécula de mandioca).
Não é necessário comprar goma fresca, a tapioca é muito fácil e rápida de preparar.
Course Café da manhã
Cuisine Brasileira
Servings 7 tapiocas de 50 gramas cada
Equipmentos
• Frigideira de 18 a 22 cm de diâmetro (diâmetro do fundo da frigideira)
• Coador de malha grossa
• Espátula de silicone ou similar
• Tigela
Ingredients
Para massa de tapioca
• 240 gramas de polvilho doce/fécula de mandioca 2 xícaras
• 120 ml de água filtrada em temperatura ambiente ½ xícara
• ½ colher de chá de salPara recheio básico de queijo (para 7 tapiocas)
• 350 gramas de queijo ralado (mussarela, prato, etc) 3 ½ xícaras
• 2 unidades de tomate cortado em rodelas • 3 ½ colheres de chá de orégano

Instruções

• Adicionar: Em uma tigela de tamanho médio, coloque o polvilho doce, sal e água

• Misturar: Com as mãos, misture os ingredientes até que o polvilho esteja hidratado por inteiro.

Se parecer seco demais, adicione mais 1 ou 2 colheres de sopa de água.

O polvilho deve formar pequenos blocos, nunca deve virar um creme.

• Esquentar: coloque uma frigideira em fogo médio e deixe aquecer por 1 minuto.

Coloque a peneira sobre a frigideira e despeje 1/3 de xícara de chá bem cheia (cerca de 50 gramas) na peneira.

• Peneirar: Com a peneira, espalhe bem a goma (polvilho) hidratada pela frigideira.

Com as próprias mãos ou uma espátula, termine de peneirar

• Formar tapioca: Deixe a tapioca aquecer por cerca de 1 minuto

• Rechear: espalhe o queijo ralado por toda a tapioca; coloque o tomate em um dos lados e espalhe o orégano sobre o queijo; use cerca de 50 gramas (1/2 xícara) de queijo, 2 rodelas de tomate e 1/2 colher de chá de orégano por tapioca

• Aquecer: deixe aquecer por mais um minuto

• Fechar: com a ajuda de uma espátula, feche a tapioca e transfira para um prato

O principal atributo da tapioca é o fornecimento de energia: é rica em carboidratos, mas pobre em proteínas e gorduras. Por isso, combina muito bem com recheios mais substanciosos e proteicos ou ricos em lipídios, como queijos, tahine (pasta de gergelim) e manteiga de amendoim.

Foto Reprodução : Aline Chermoula

Hidrate a massa com sucos e até caféComo disse mais acima, a goma de tapioca é hidratada com água. Mas você pode usar outros líquidos para fazer a hidratação da massa em casa, como sucos, chás e até café. Isso acrescenta uma boa dose de nutrientes, principalmente vitaminas e minerais, e ainda deixa o preparo muito atraente, principalmente para os pequenos, que vão adorar uma tapioca verdinha, rosada ou laranja.
Para isso, use a proporção de 1 xícara e meia de líquido para 500 g de polvilho doce. Por exemplo: para hidratar com suco de beterraba, use uma xícara de água para 1 beterraba pequena batida. Coe, descarte os resíduos que sobraram e aproveite o suco na proporção indicada. É só ir molhando o polvilho com esse líquido até obter uma textura arenosa. Feito isso, tempere a massa com sal a gosto e prepare as tapiocas com duas ou três colheres (sopa) da massa hidratada. A quantidade depende do tamanho da sua frigideira. O suco de beterraba agrega, além de uma linda cor rosa, uma boa dose de minerais como cálcio e magnésio, muito potássio, um pouco de fósforo e de vitamina C.
Além disso, é rico em compostos bioativos, como as antocianinas, que atuam como antioxidantes e ajudam a preservar a saúde cardiovascular e a evitar doenças crônicas, como hipertensão e diabetes.

Capriche nos recheios!

Para mim, que sou fã de tapioca, esse alimento fica bom de qualquer jeito, mesmo que seja o preparo mais simples, como uma manteiga e uma pitada de sal. Mas dá para transformar a tapioca numa refeição completa, que vai dar energia por um bom tempo.
Como a goma fornece carboidratos simples, que são digeridos rapidamente, o truque é acrescentar alimentos que contenham proteínas e gorduras no recheio. Por isso, se a ideia é almoçar ou jantar uma tapioca, vale apostar em carnes magras desfiadas e temperadas (como peito de frango, carne seca, atum) e agregar legumes e saladinhas, temperando tudo com um bom azeite de oliva (ou um pouco de manteiga, ghee ou manteiga de garrafa). Uma sugestão deliciosa de recheio é cogumelo salteado na manteiga, com um pouco de shoyu e vinagre de maçã (ou vinho branco) coberto com queijo e alface picada (ou outra verdura de sua preferência).Queijo derretido e ovo frito, ou mexido, são boas opções para enriquecer sua tapioca no café da manhã.


Agregue uma pitada de pimenta-do-reino moída na hora, para ficar mais perfumado e saboroso (e, ainda, a pimenta ajuda na absorção de outros nutrientes durante a refeição) e também um pouco de ervas frescas ou secas, que são ricas em fibras e antioxidantes, além de fornecer minerais e vitaminas (principalmente as ervas frescas, como salsinha, hortelã, tomilho, manjericão e cebolinha).

Foto: Aline Chermoula

Da mesma forma, as tapiocas do desjejum também são uma delícia com recheios de pastas de castanhas, ricas em proteínas e gorduras, com um elemento adocicado junto, seja mel, melado de cana (fonte de ferro) ou geleias de frutas.
O preparo da tapioca é bem rápido: bastam poucos minutos de cada lado para o disco ficar pronto. Basta espalhar uma quantidade de goma hidratada na frigideira quente, espalhando de maneira uniforme. Por isso, antes de fazer os discos, deixe os recheios preparados e separados em tigelinhas, fica mais fácil de montar. E, para os fãs de doces, vale servir tapiocas em tamanhos menores de sobremesa. Fica deliciosa com doce de leite e coco, fatias de banana-da-terra douradas na manteiga com queijo derretido, ganache de chocolate e morango, etc…

Comments