Luz Ribeiro e Mel Duarte estrelam espetáculo sobre relação entre mulheres negras e o riso

0
Luz Ribeiro e Mel Duarte estrelam espetáculo sobre relação entre mulheres negras e o riso
Foto: Divulgação.

Com direção de Naruna Costa, o espetáculo provoca o questionamento sobre a relação entre o riso e a mulher negra.

As poetas Luz Ribeiro e Mel Duarte estreiam o projeto Stand up Poetry – Capítulo 1: Palavras Para o Futuro no Itaú Cultural, em São Paulo, de 16 a 18 de setembro. Com trajetórias individuais de mais de uma década, as artistas se encontram em cena pnum trabalho que coloca a mulher negra no centro de um debate sobre o riso e os riscos das mulheridades. A programação é gratuita. Os interessados devem reservar os ingressos em www.itaucultural.org.br.

Esta apresentação provoca o público a se autoquestionar sobre a relação entre o riso e a mulher negra, antes de entrar no universo abordado no espetáculo. Luz e Mel provocam perguntas como quantas vezes viu uma mulher negra sorrir, se já sorriu para uma mulher negra, se já sorriu com uma mulher negra, se já riu de uma mulher negra.

A montagem dirigida por Naruna, transita pelas linguagens do stand up de poesia e da comédia poética, sendo ao mesmo tempo sarau, teatro e música. Nesta proposta de encharcar palavras no tempo para garantir o que está por vir, as duas poetas usam a palavra falada, estabelecendo um lugar onde mulheres negras podem se permitir a leveza

Na narrativa, há momentos nos quais todos riem juntos, às vezes só as performers e em outros, ninguém. No palco, partindo do lugar de quem historicamente foi alvo de risos, a mulher negra anseia seguir a máxima “quem ri por último, ri melhor” – no caso delas, a risada será de todas. Para as poetas, em tempos sombrios, o sorriso das mulheres negras já é o início de uma revolução palpável.

SERVIÇO

Estreia do espetáculo Stand up Poetry – Capítulo 1: Palavras Para o Futuro 

De 16 a 18 de setembro (sexta-feira e sábado, às 20h, e domingo às 19h)

Local: Sala Itaú Cultural (Piso Térreo)

Capacidade: 224 lugares

Duração: 60 minutos

Classificação Indicativa: 12 anos

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display