Site Mundo Negro participa de intercâmbio com jornalistas negros nos Estados Unidos

0
Site Mundo Negro participa de intercâmbio com jornalistas negros nos Estados Unidos
Foto: Divulgação.

Editora-chefe Silvia Nascimento faz parte do grupo de jornalistas negros brasileiros que estão nos EUA para troca de conhecimentos sobre jornalismo negro a convite da Embaixada Americana

O Site Mundo Negro está em missão nos Estados Unidos desde o último sábado (11), por meio do Programa de Liderança para Visitantes Internacionais (IVLP), um dos principais programas de intercâmbio profissional dos EUA. Silvia Nascimento, editora-chefe do MUNDO NEGRO viaja ao lado de outros nomes do jornalismo negro brasileiro, como Basília Rodrigues, Rita Batista, Fernanda Carvalho, Aline Aguiar e Raimundo José, um jovem quilombola produtor de notícias do Maranhão, além de outros nomes do jornalismo brasileiro.

Entre os principais objetivos do programa, estão estabelecer conexão entre jornalistas negros do Brasil e jornalistas negros estadunidenses, estudantes de jornalismo, universidades historicamente negras e empresas de mídia. O intercâmbio, que tem duas semanas de duração, também vai incluir a oportunidade de celebração do Juneteenth, o dia de emancipação dos escravizados norte-americanos, lembrado em 19/6.

A troca de saberes nessa jornada é uma das coisas que mais estimula Silvia Nascimento. “Eu acredito que minha vivência como editora do maior portal de notícias da comunidade negra em um país de maioria negra possa ser algo interessante a ser compartilhado e em contrapartida, eu quero aprender com os jornalistas negros americanos como eles conseguem causar impacto na mídia como um todo”, planeja.

Para Basília Rodrigues, o intercâmbio proporciona a oportunidade de traçar paralelos entre as lutas raciais nos dois países. “Será oportunidade de compreender algumas diferenças e também pontos em comum da luta racial nos Estados Unidos e no Brasil. Quinze dias de imersão sobre o empoderamento de jornalistas negros em que vamos conversar com profissionais da imprensa americana, fontes do governo e também acadêmicas.”

O intercâmbio continua até o dia 25 de junho, e a cobertura de tudo que tá acontecendo por lá, você acompanha em nosso site e nas nossas redes sociais.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display