O advogado e filósofo Silvio Almeida, participará de um bate-papo gratuito sobre o seu livro “Racismo Estrutural“, considerado um dos mais importantes estudos sobre raça e racismo, com direito a sessão de autógrafos.
O evento será realizado no Sesc Vila Mariana, em São Paulo, em parceria com o programa ‘Sempre um Papo’, no dia 14 de dezembro, às 19h30. Os ingressos de graça estão disponíveis no site do Sesc SP ou nas bilheterias de qualquer unidade no estado.
Notícias Relacionadas
Denzel Washington comenta corte de cena de beijo entre seu personagem e outro homem no filme: "Não estavam prontos para isso"
Chef João Diamante explora conexões entre culinárias brasileira e boliviana em feira gastronômica na Bolívia
Nos anos 1970, Kwame Ture e Charles Hamilton, no livro “Black Power”, apresentaram pela primeira vez o conceito de racismo institucional: muito mais do que a ação de indivíduos com motivações pessoais, o racismo está infiltrado nas instituições e na cultura, gerando condições deficitárias a priori para boa parte da população. É a partir desse conceito que o autor Silvio Almeida apresenta no livro “Racismo Estrutural”. A obra é estruturada com dados estatísticos e discute como o racismo está na estrutura social, política e econômica da sociedade brasileira.
Considerado um dos intelectuais mais importantes do Brasil, Silvio Almeida também pode ser nomeado Ministro dos Direitos Humanos no governo Lula. Segundo o jornalista Guilherme Amado, do Metrópoles, o advogado se reuniu com movimentos sociais que integram o Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) e têm influência no PT. De acordo com interlocutores de Lula, Almeida é o favorito do futuro presidente para chefiar a pasta.
Serviço
Sempre Um Papo, com Silvio Almeida
Dia 14 de dezembro, quarta-feira, às 19h30
Autoclassificação: livre
Retirada de ingressos pelo Portal Sesc SP ou nas bilheterias do Sesc SP em todo o Estado
Grátis
Errata: O evento obteve uma troca do mediador no ‘Sempre Um Papo’, sendo o Sérgio Abranches substituído pelo jornalista Chico Pinheiro.
Notícias Recentes
Trump e o fim do DEI: Professor vê paralelos entre ataque à diversidade e segregação das Leis Jim Crow
Denzel Washington comenta corte de cena de beijo entre seu personagem e outro homem no filme: "Não estavam prontos para isso"