Silvia Nascimento, fundadora e editora-chefe do Mundo Negro, é a única jornalista brasileira selecionada através do Consulado dos Estados Unidos no Brasil para o Road to the White House International Reporting Tour, uma iniciativa do Departamento de Estado dos EUA que traz jornalistas de todo o mundo para acompanhar o processo eleitoral americano de perto. O programa ocorre de 30 de outubro a 7 de novembro, oferecendo uma visão inédita e detalhada de uma das eleições mais impactantes da história recente.
“Essa é uma das experiências mais importantes da minha carreira. O que Kamala Harris representa para pessoas como eu faz desse momento algo único na história. A eleição acontece nos EUA, mas estamos falando sobre uma mulher negra em um espaço de poder, um referencial de representatividade sem precedentes para nossa comunidade,” destaca Silvia
Notícias Relacionadas
A luta faz a lei: entenda a cronologia do “Feriado de Zumbi”
Continuamos sendo os únicos representantes dos nossos sonhos: 25 profissionais negros que você precisa conhecer
Como parte do programa, Silvia estará em Phoenix, no Arizona, e em Philadelphia, na Pensilvânia, dois estados-pêndulo (swing states) decisivos no cenário eleitoral americano. Arizona e Pensilvânia têm um peso estratégico, pois suas populações historicamente divididas entre os partidos Democrata e Republicano tornam esses estados fundamentais para definir o vencedor em disputas acirradas. Essa cobertura permite que Silvia e os outros jornalistas internacionais compreendam como as campanhas e políticas dos candidatos são recebidas em comunidades culturalmente diversas e politicamente influentes.
Silvia está entre jornalistas de diversas regiões, incluindo América Latina, África, Europa e Ásia, selecionados para oferecer uma cobertura global. Representando o Mundo Negro, principal portal de notícias voltado à comunidade negra na América Latina, Silvia terá o papel de transmitir ao público afro-brasileiro uma visão crítica e conectada às experiências das minorias nos EUA, especialmente dentro do Partido Democrata, onde Kamala Harris, a primeira mulher negra a ocupar a vice-presidência, é uma figura central.
Durante o tour, Silvia participará de briefings com acadêmicos, líderes locais e especialistas em política, além de entrevistar membros da comunidade sobre temas como o voto afro-americano e o engajamento jovem. Essa cobertura exclusiva reafirma o compromisso do Mundo Negro com a ampliação do debate e da representatividade, trazendo aos leitores brasileiros uma análise informativa e global sobre um momento crucial para as comunidades negras e o futuro da política nos EUA.
Notícias Recentes
OMS mantém status de emergência global para mpox
"Seguimos também batalhando por reparação", diz Anielle sobre desculpas à escravidão do Governo