Silvia Nascimento, fundadora e editora-chefe do Mundo Negro, é a única jornalista brasileira selecionada através do Consulado dos Estados Unidos no Brasil para o Road to the White House International Reporting Tour, uma iniciativa do Departamento de Estado dos EUA que traz jornalistas de todo o mundo para acompanhar o processo eleitoral americano de perto. O programa ocorre de 30 de outubro a 7 de novembro, oferecendo uma visão inédita e detalhada de uma das eleições mais impactantes da história recente.
“Essa é uma das experiências mais importantes da minha carreira. O que Kamala Harris representa para pessoas como eu faz desse momento algo único na história. A eleição acontece nos EUA, mas estamos falando sobre uma mulher negra em um espaço de poder, um referencial de representatividade sem precedentes para nossa comunidade,” destaca Silvia
Notícias Relacionadas
Thiaguinho será atração principal em intervalo de jogo da NBA
Dicas de desapego e decoração ancestral para o fim de ano com a personal organizer Cora Fernandes
Como parte do programa, Silvia estará em Phoenix, no Arizona, e em Philadelphia, na Pensilvânia, dois estados-pêndulo (swing states) decisivos no cenário eleitoral americano. Arizona e Pensilvânia têm um peso estratégico, pois suas populações historicamente divididas entre os partidos Democrata e Republicano tornam esses estados fundamentais para definir o vencedor em disputas acirradas. Essa cobertura permite que Silvia e os outros jornalistas internacionais compreendam como as campanhas e políticas dos candidatos são recebidas em comunidades culturalmente diversas e politicamente influentes.
Silvia está entre jornalistas de diversas regiões, incluindo América Latina, África, Europa e Ásia, selecionados para oferecer uma cobertura global. Representando o Mundo Negro, principal portal de notícias voltado à comunidade negra na América Latina, Silvia terá o papel de transmitir ao público afro-brasileiro uma visão crítica e conectada às experiências das minorias nos EUA, especialmente dentro do Partido Democrata, onde Kamala Harris, a primeira mulher negra a ocupar a vice-presidência, é uma figura central.
Durante o tour, Silvia participará de briefings com acadêmicos, líderes locais e especialistas em política, além de entrevistar membros da comunidade sobre temas como o voto afro-americano e o engajamento jovem. Essa cobertura exclusiva reafirma o compromisso do Mundo Negro com a ampliação do debate e da representatividade, trazendo aos leitores brasileiros uma análise informativa e global sobre um momento crucial para as comunidades negras e o futuro da política nos EUA.
Notícias Recentes
O poder da união para impulsionar os talentos negros do mercado financeiro no Brasil
Trabalhadora negra é resgatada após viver 28 anos em situação de escravidão na casa de vereadora em Minas Gerais