Sevirologia, periferia e moda: Conheça Suyane Ynaya a nova editora da Elle Brasil

0
Sevirologia, periferia e moda: Conheça Suyane Ynaya a nova editora da Elle Brasil

Entender o conceito de “sevirologia” explica, ao mesmo tempo, toda a essência de Suyane Ynaya, a mulher que trouxe nome para o todas as pretas que, ‘se viram’, vão além e fazem de tudo para conquistar seus objetivos e lidar com o mundo.

“Minha vontade é de inspirar e impedir que os outros se limitem. É uma forma de começar e seguir fazendo, ainda que a gente abra o Instagram e tenha a sensação de que as coisas só acontecem com o vizinho”, disse Suyane em entrevista à revista Glamour.

Suyane usa o Instagram para compartilhar seu trabalho como stylist criando editoriais para grandes marcas gastando pouco e reutilizando matérias, compartilha histórias reais e um pouco da sua vida como mãe de duas crianças (lindas). De forma ‘simples’, o termo sevirologia é isso, usar as ferramentas que você tem ao seu alcance, hoje compartilhamos aqui, o que talvez não chegue a um terço do que é a história de Suyane Ynaya, mas é uma história que se assemelha a mais da metade das mulheres pretas.

Mãe de dois filhos, Maya e Theo, Suyane fez bicos como babá, garçonete e vendedora por seis anos até ter seu primeiro contato com a teoria e a prática da vida de uma stylist. “Era um curso de férias que durava só uma semana, mas foi exatamente a partir dali que consegui chegar à posição que ocupo hoje”, lembra. “Parei de estudar no segundo ano do ensino médio e, por isso, me tornei uma pessoa que aprende melhor quando pode viver as coisas na prática”.

Em 2016, Suyane criou o coletivo MOOC com mais sete amigos que destaca o olhar do jovem negro na publicidade. A paulistana visitou Nova York pela primeira vez, em agosto do ano passado. “Quando pisei na cidade, foi o momento em que pensei: cheguei lá e agora nada pode me parar. Estar nesses lugares significa conseguir mudar uma parte do olhar da minha família sobre a ideia de conquista. É diferente para quem vem da periferia. Aprendemos a não alimentar os sonhos, porque precisamos lutar pelo básico antes”.

“Sim sou a nova editora da Elle Brasil”, escreveu Suyane em seu Instagram ao compartilhar a notícia com seus seguidores, seguido de um vídeo e um texto emocionante; leia o relato completo:
Me lembro muitos ensinamentos da minha mãe onde ela sempre nos pedia para acreditar em tudo que decidimos fazer em nossas vidas.
Eu sempre tentei acreditar que tudo isso não era em vão, sempre me perguntei pq habitar certos locais?
Me questionei sobre os posicionamentos que precisei ter, tive medo dos mesmos posicionamentos por questões de silenciamento.
Que sabemos bem que são frequentes!
Mas olha aí, a mulher que saiu menina das comunidades da zona leste de São Paulo, que tentou falar muito sobre suas vivências e que hoje está nos locais que sempre sonhou.
Então esse papo é sobre acreditar, eu peço que você acredite sempre em você.
Parece um papo bobo né?
Mas nunca falha quando acreditamos, executamos e concluímos o mesmo.
Enfim, eu quero agradecer aos meus filhos, que me tornaram uma mulher forte pois nunca pude baixar a guarda para dar o que posso para cada um deles.

Suyane Ynaya traz força e esperança para nós mulheres negras e mães que nos viramos para carregar o mundo nas costas e dar conta de tudo e mesmo assim poucas ‘chegam lá’, muitas, infelizmente, não aguentam o peso e desistem pelo caminho ou a falta de representatividade faz pensar que não será possível ‘chegar lá’. Suyane chegou para dar a voz, espaço e ser representatividade. Isso não quer dizer que esse é o limite, Suyanne Ynaya já mostrou que pra quem vem da periferia, limite não existe, temos fome do mundo.

https://www.instagram.com/p/CCT0FYCgaDE

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display