Sesc RJ cria cartilha digital para alertar a população sobre relacionamentos abusivos

0
404

Com aumento de casos de violência doméstica durante o isolamento social, documento traz informações com foco nos jovens

Com o aumento dos casos de feminicídio durante o isolamento social, Sesc RJ desenvolve uma cartilha como material informativo e de alerta à população. O documento em formato de e-book tem foco principalmente nos jovens, e está disponível no site do Sesc RJ. O material traz conteúdos sobre os indícios de relacionamentos abusivos e dá dicas sobre como evitar e denunciar tal situação. De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) os casos de feminicídio cresceram 22,2%, entre março e abril, em 12 estados do país, na comparação com igual período do ano passado. 

Os conteúdos abrangem desde questões mais claras, como agressões físicas e verbais, ingerência na escolha de roupas e controle de mensagens telefônicas, até os indícios mais velados. Entre eles estão sucessivas críticas que provocam a redução da autoestima ou então o desestímulo a atividades que levem à independência afetiva e financeira da (o) parceira (o), como a busca por cursos e empregos e o relacionamento com amigos.

O documento ainda traz indicadores sobre relacionamentos abusivos, lista os crimes que podem ser cometidos, dá dicas sobre como se comportar diante dessas situações e apresenta os serviços disponíveis às vítimas. Também propõe exercícios para reflexão, como listar em uma árvore genealógica os familiares que já passaram pelo problema e um teste de perguntas e respostas. 

O projeto, voltado ao empoderamento juvenil, reúne jovens de todo o estado em torno de discussões sobre sua realidade e promove atividades que levem em consideração os percursos biográficos, as dificuldades, os planos de vida e as suas incertezas sobre o futuro. 

Acesse a cartilha no site do Sesc RJ. 

Comments