O humorista e escritor Helio de La Peña e o ator, cantor e humorista Sérgio Loroza estarão no ‘Estação Livre’ nesta sexta-feira (27/8), numa edição especial que vai falar sobre humor. Apresentado por Cris Guterres, o programa será exibido a partir das 22h, na TV Cultura.
Os comediantes relembram o quanto precisaram se adaptar piadas, provando que é possível fazer rir sem ofender ninguém. O Estação Livre fala dos grupos de humoristas negros que se juntaram para democratizar a área e derrubar hegemonia masculina branca e heterossexual que domina a comédia no Brasil.
Notícias Relacionadas
Leci Brandão celebra 80 anos e cinco décadas de samba em programa especial da TV Brasil
Netflix anuncia documentário sobre trajetória de Mike Tyson
Também está em pauta a criatividade do brasileiro de criar memes com muita rapidez. O programa ainda traz a crítica social que faz rir e um pouco da história da primeira mulher a ser palhaço no país. E para aliviar a sexta-feira com muito humor, o Estação Livre mostra trechos de esquetes de alguns humoristas que estão bombando nas redes sociais.
Coisa de Preto:
Um grupo de humor formado exclusivamente por negros: esse é o coletivo Coisa de Preto, que vem ocupando cada vez mais espaço. O grupo é formado, entre outros humoristas, por Helio de La Peña, Bruna Braga, Thiago Phernandez, Yuri Marçal, Gui Preto e Edson Duavy.
Racismo no Humor
Nem sempre humoristas negros foram retratados de maneira respeitosa na comédia brasileira. Mas os tempos eram outros. Hoje em dia, piadas racistas e estereótipos que tratam o negro de forma pejorativa não são mais aceitos. No livro Racismo Recreativo, Adilson Moreira tenta estabelecer o limite entre piada e ofensa.
Diversidade no Humor
O humor brasileiro sempre foi dominado por homens brancos heterossexuais. E, ainda hoje, negros, mulheres e a população LGBTQIA+ são minoria entre os humoristas brasileiros. Mas essa realidade, aos poucos, está mudando. O programa conversa com dois profissionais que têm se destacado: Bruna Braga e Phellix.
Memes
Durante a pandemia, os memes se tornaram um item quase indispensável para manter a saúde mental durante o isolamento. Mas o que é, exatamente, o meme? O programa conversa com Rosana Herman, apaixonada por memes, e Mitchell Masterson, um criador de memes.
Notícias Recentes
Trabalhadora negra é resgatada após viver 28 anos em situação de escravidão na casa de vereadora em Minas Gerais
Como os negócios podem ajudar a combater o racismo ambiental?