Foto: Adrian McDonald

22 de dezembro é a data oficial da chegada do verão, mas de uma mulher negra para outra, vamos combinar que o sol, praia e piscina trazem aquele tensão e medo de perder as beleza dos fios, resultado de muita hidratação, investimento em low poo, cremes caros e horas de dedicação. Para pele vale o mesmo. Negras tendem a ter a pele do corpo mais ressecada e nessa época de grande exposição do corpo, cuidados redobrados são necessários. E para quem não vive sem make, também é preciso atenção, mas são tantas dúvidas.

Por isso entrevistei três grandes feras na área da beleza que são negras, especializadas em nós, mulheres negras: a dermatologista das celebridades negras Dra. Katleen Conceição, a maga dos cachos e tranças Chris Oliveira e a maquiadora preferida dos negros famosos, Daniele da Mata.

Dra. Kattlen, Daniele e Chris

Depilação

Resultado de imagem para erika januza
Erika Januza toda lisinha

“Depilação na pele negra é coisa séria e só deve ser realizado por médicos,de preferência dermatologistas”, alerta Dra Katleen.  Ela explica que qualquer paciente de pele negra pode marcar consulta com um dermatologista da sociedade brasileira, até mesmo em hospitais públicos para ter uma orientação específica para que a depilação não cause estragos permanentes à pele.

A nossa pele tem maior tendência à foliculite, que é a inflamação onde saem os pelos. Durante um processo de depilação com cera, por exemplo, a região depilada pode ficar mais escura.

Os métodos de depilação a laser são indicados em alguns casos. Hoje eles conseguem medir a quantidade de melanina na pele agir com a frequência correta.

Para quem prefere a velha lâmina, que tende a causar mais foliculite, porém é um método mais barato e indolor, vale em investir em bons cremes para acalmar a pele depois do processo, como os que contém camomila.

Proteção Solar e ações anti-ressecamento da pele

Proteção e hidratação nunca é demais. Que linda essa Daniela Martins. Reprodução / Site EGO

Já sabemos há um tempo que a pele negra também precisa de proteção contra os efeitos nocivos do Sol. A melanina forte não protege ninguém do câncer de pele, afinal além dos raios solares nossa pele também absorve a poluição. Os lábios grossos, também merecem atenção, por conta da delicadeza, da pele fina que queima e desidrata mais fácil. “Recomendo utilizar hidratantes à base de óleo de amêndoas, óleo de coco e macadâmia, principalmente hidratantes que podem ser utilizados dentro do banho”, indica Dra. Katleen para quem quer ter uma pele radiante.

Tranças, Dreads e laces ao Sol

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre
A Youtuber mineira Maristela Rosa curtindo uma praia com seus dreads (Foto: Reprodução Instagram)

Chris Oliveira dá dicas para quem usa apliques, laces, lãs e afins, para ter aquele cabelão e não quer abrir mão na temporada de praia e piscina.

Laces: “ Não é indicado entrar na praia e piscina com lace pois corre sério risco de cair quando está só colocado sem pontos de costura, mas se costurado na base de tranças nagô, não tem problemas. Lembrando que a grande maioria são cabelos orgânicos e elas embaraçam com frequência tendo assim pouca durabilidade em especial na água com cloro e salgada do mar.”

Dreads: “Não existe nada muito especial nos cuidados de dreads na praia ou piscina, só com as brincadeiras de areia pois fica complicado lavar bem os dreads quando entra areia, mas vida normal, lembrando de secar bem depois de molhar para evitar mal cheiro.”

Hidratação com Tranças: “Não recomendo nem se quer usar condicionador com tranças e pior ainda hidratar, pois esses produtos causam resíduos e fica complicado tirar da raiz podendo assim causar caspa, só usar shampoo mesmo quando usa tranças, claro que a cada manutenção antes de refazer o processo deve sim hidratar bem o cabelo natural. Para a secagem desses cabelos recomendo usar duas toalhas e secador morno, secar bem, muito bem mesmo e não dormir com cabelo molhado.”

Make de verão para negras 

Imagem relacionada
Gaby Amarantos para capa da Boa Forma. Praia sim, cara lavada, jamais!

Daniela da Mata, uma das mais requisitadas maquiadoras para negras, que faz revistas e programas de TV,  dá dicas preciosas do que usar ou não usar na praia ou piscina além das tendências de cores.

Maquiagens recomendadas para praia e piscina, para ficar gatona durante o banho de sol:

“Para ficar bonita é importante um bom protetor solar, com tonalidades se possível, se não encontrar, misturar um pouco da base com o protetor adequado para o tipo de pele, para ter proteção, mas não ficar oleosa. Recomendo também um máscara de cílios, claro, a prova d’água, que abre o olhar e te faz sentir mais bonita e um batom mais para tonalidade cor de boca, mas tons mais quentes. Não seria um um tom vinho, mas algo mais aberto, tipo tons laranja e telha. Essas tonalidades na praia ficam bem suaves.”

O que evitar nos dias mais quentes?

“Base com cobertura alta e cremosa, com textura bastão, são produtos que geralmente não absorvem bem na pele, principalmente na negra que costuma ser mais oleosa, então tem difícil fixação. O ideal é uma base líquida fluída para ter mais absorção e cobertura. Tudo que é muito para o óleo tem que ser evitado porque no sol evidencia mais. No calor tudo pode, mas é importante ter cuidado na preparação da pele para não derreter toda.”

Quais são as tendência para mulheres negras no verão?

Iza e suas maquiagens incríveis

Daniele aposta numa sombra de tom rosa. “Por mais que seja um sombra que as pessoas não gostem tanto, rosa e bordô ficam incríveis na pela negra. Essa textura mais de gloss e molhada nos olhos também funciona legal e também, claro, o nosso famoso laranja mas mais aperolado. Então minhas apostas são essas tonalidade laranja, rosa, bordô e perolado. Tenho certeza que no verão vai ficar incrível. Aliás, eu já estou usando”.

Siga essas mulheres incríveis que me deram consultoria para  o Guia, em suas redes sociais.

DaMata Make Up 
Facebook
Instagram
contatosdamata@gmail.com

Dra. Katleen Conceição
Facebook
Instagram 
https://dermatologiapelenegra.blogspot.com/

Chris Oliveira
Facebook
Youtube
atende.ciadastrancas@uol.com.br

Comments

Comentários