Mirella Archangelo tem 13 anos, acabou de entrar para o 8º ano e sempre usou suas redes sociais para celebrar a representatividade negra no meio artístico e já entrevistou muita gente famosa como a jornalista Glória Maria, a cantora Iza e o ator Lázaro Ramos. Nesse texto ela faz uma reflexão sobre racismo na infância e como os nossos, desde pequenos, são intimidados quando reclamam de atitudes racistas. Não é sempre que temos adolescentes falando em primeira pessoa sobre racismo. Confira:
Uma menina branca de 7 anos xinga uma colega de classe de preta fedida de cabelo duro. Um menino branco de 5 anos cospe nos cabelos black de uma garota em um hotel.
Notícias Relacionadas
Medalhista olímpica, Bia Souza é indicada ao prêmio de melhor judoca do mundo em 2024
Projeto Paradiso e Empoderadas anunciam residência para roteiristas negras na Espanha
Um garoto de 13 anos diz que não existe racismo, que os negros são “mimizentos” e folgados e que eles próprios têm preconceito com as pessoas, pois afinal diz eles que somos todos iguais.
Será que as crianças nascem racistas ou aprendem com o dia a dia?
Penso quer ninguém nasce racista ou preconceituoso, mas hoje em dia está muito fácil ter atitudes racistas e não ser punidos. Uma criança que com 7 anos, tem atitudes preconceituosas com outra criança, ou deixa de brincar com ela por ela ser negra, faz piada, está escutando isso de um adulto. Pois ela ainda não tem maldade para saber o quanto isso pode machucar. Ou tem?
As pessoas têm mania de dizer: “ Ah mas ele é pequeno, não entende”, ou, “ela acha lindo seus cabelos, não sei porque disse isso, ela tem o sonho de usar tranças, deixa ela tocar, não foi por maldade”.
E quanto a criança negra que foi ofendida? Ela tem que esquecer e seguir? O pedido de desculpas já foi feito mesmo.
Pais que não conversam sobre racismo e preconceito em casa, tem uma chance maior de ter um filho racista. Uma vez, ouvi de uma criança que ela não sabia que pessoas negras também poderiam ser chefes, empresários. Na sua cabeça, os negros seria somente empregados, pois ela só vê negros empregados no seu círculo social. Não culpo ela por isso, mas os pais desta criança têm que informar e mostrar a ela que existe negros também muito bem sucedidos.
Qual Youtuber negro para criança você conhece? Qual programa de TV infantil os apresentadores são negros?
https://www.instagram.com/p/BvUtbswALKx/
A falta de representatividade faz as crianças brancas enxergarem as negras como excluídas. A cor de pele negra não está nós seus programas, filmes e séries favoritas, então aquela cor não é bem vista, bem querida.
A boneca branca é mais bonita, o herói branco é mais poderoso, a princesa branca é mais linda. Os negros são criados, empregados, sujos e burros.
Isso tem que mudar, nós crianças negras estamos cansadas de ser excluídas, xingadas, deixadas de lado. Estamos cansados de ter nossa inteligência questionada, somos tão capazes, somos inteligentes e merecemos respeito.
Notícias Recentes
Câmara de Salvador aprova projeto para adaptar capelos de formatura a cabelos afro
Dicas de desapego e decoração ancestral para o fim de ano com a personal organizer Cora Fernandes