São Paulo recebe primeiro Food Truck Afro

0
São Paulo recebe primeiro Food Truck Afro

O circuito gastronômico de São Paulo receberá o primeiro food truck com cardápio desenvolvido a partir da culinária afro. Com opções diversificadas e preços acessíveis, o PRETA TRUCKER surge de forma pioneira para oferecer uma experiência construída por meio do diálogo entre a gastronomia africana e a afro-brasileira. O truck também oferece ambientação e atendimento que celebram os valores civilizatórios afro-brasileiros, como a ancestralidade, ludicidade, memória e religiosidade.

A novidade é uma parceira entre Adriana Barbosa, idealizadora da Feira Preta, o maior festival de cultura negra e afroempreendedorismo da América Latina, e o chef Roberto Felicio. “Além de oferecerem comidinhas gostosas, os food trucks representam uma nova maneira de ocupar a cidade, de devolver as ruas às pessoas. Neste contexto, percebemos que faltava uma iniciativa inspirada na culinária de matriz africana, gerida por afrodescendentes, o que é importante”, explica Adriana.

No país mais negro fora do continente africano, o Preta Trucker preenche um espaço ainda pouco explorado mesmo por restaurante tradicionais com o intercâmbio Brasil-África, com cardápio oferecendo uma fusão da comida brasileira com comidas da Etiópia e África do Sul, por exemplo. Muitas das receitas fazem parte do livro Gula D’África | O Sabor fricano Na Mesa Do Brasileiro, organizado por Flávia Portella.

“Uma ideia como essa traz para a cidade de São Paulo não só uma comida típica, mas uma experiência que vai revelar o quanto da comida africana já consumimos sem saber a origem, a exemplo da banana da terra, mandioca, azeite de dendê, entre outros. Representará ao mesmo tempo uma novidade e um resgate” , explica o chef Roberto Felício ao ressaltar que um cardápio de bebidas típicas também será oferecido.

Confira alguns pratos:

Feira Trucker

Hamburger Senegal: um blend de carnes vermelhas, acompanhado de molho africano e especiarias.
Djinjan África é o nome do suco concentrado de gengibre com frutas cítricas que é distribuído em festas tradicionais da Guiné e oeste africano.

Espetinho Bafana Bafana: tradicional na África do Sul, feito com damasco e tempero africano, acompanhado por arroz de açafrão e farofa.

Panqueca Etiópia: Uma panqueca parecida com pão, acompanhada de vários tipos de guisado: de frango, lentilhas e ratatouille de berinjela. É a “Injera”, diretamente da Etiópia.
Depois do lançamento, o food truck segue para demais eventos gastronômicos na grande São Paulo. O Preta Trucker é uma evolução do Degust’Afro, projeto idealizado por Adriana e pelo multi-artista negro e chef Paqüera, em 2013, durante o Feira Preta Week. Na ocasião, eles levaram ao Centro Cultural Rio Verde, na Vila Madalena, iguarias da culinária afro-brasileira.
Serviço
Lançamento do Preta Trucker na Feira Gastrônomica de Moema
Rua Gaivota, 1423 Moema. Das 12h às 18h.
Confira novidades sobre esse e os próximos eventos na página do Preta Trucker no Facebook. 

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display