O circuito gastronômico de São Paulo receberá o primeiro food truck com cardápio desenvolvido a partir da culinária afro. Com opções diversificadas e preços acessíveis, o PRETA TRUCKER surge de forma pioneira para oferecer uma experiência construída por meio do diálogo entre a gastronomia africana e a afro-brasileira. O truck também oferece ambientação e atendimento que celebram os valores civilizatórios afro-brasileiros, como a ancestralidade, ludicidade, memória e religiosidade.
A novidade é uma parceira entre Adriana Barbosa, idealizadora da Feira Preta, o maior festival de cultura negra e afroempreendedorismo da América Latina, e o chef Roberto Felicio. “Além de oferecerem comidinhas gostosas, os food trucks representam uma nova maneira de ocupar a cidade, de devolver as ruas às pessoas. Neste contexto, percebemos que faltava uma iniciativa inspirada na culinária de matriz africana, gerida por afrodescendentes, o que é importante”, explica Adriana.
Notícias Relacionadas
Outubro Rosa: Estudo do INCA revela que mortalidade por câncer de mama é 67% maior entre mulheres negras
Premiada pela ONU, Juliana Souza é uma das 100 afrodescendentes mais influentes do mundo
No país mais negro fora do continente africano, o Preta Trucker preenche um espaço ainda pouco explorado mesmo por restaurante tradicionais com o intercâmbio Brasil-África, com cardápio oferecendo uma fusão da comida brasileira com comidas da Etiópia e África do Sul, por exemplo. Muitas das receitas fazem parte do livro Gula D’África | O Sabor fricano Na Mesa Do Brasileiro, organizado por Flávia Portella.
“Uma ideia como essa traz para a cidade de São Paulo não só uma comida típica, mas uma experiência que vai revelar o quanto da comida africana já consumimos sem saber a origem, a exemplo da banana da terra, mandioca, azeite de dendê, entre outros. Representará ao mesmo tempo uma novidade e um resgate” , explica o chef Roberto Felício ao ressaltar que um cardápio de bebidas típicas também será oferecido.
Confira alguns pratos:
Hamburger Senegal: um blend de carnes vermelhas, acompanhado de molho africano e especiarias.
Djinjan África é o nome do suco concentrado de gengibre com frutas cítricas que é distribuído em festas tradicionais da Guiné e oeste africano.
Espetinho Bafana Bafana: tradicional na África do Sul, feito com damasco e tempero africano, acompanhado por arroz de açafrão e farofa.
Panqueca Etiópia: Uma panqueca parecida com pão, acompanhada de vários tipos de guisado: de frango, lentilhas e ratatouille de berinjela. É a “Injera”, diretamente da Etiópia.
Depois do lançamento, o food truck segue para demais eventos gastronômicos na grande São Paulo. O Preta Trucker é uma evolução do Degust’Afro, projeto idealizado por Adriana e pelo multi-artista negro e chef Paqüera, em 2013, durante o Feira Preta Week. Na ocasião, eles levaram ao Centro Cultural Rio Verde, na Vila Madalena, iguarias da culinária afro-brasileira.
Serviço
Lançamento do Preta Trucker na Feira Gastrônomica de Moema
Rua Gaivota, 1423 Moema. Das 12h às 18h.
Confira novidades sobre esse e os próximos eventos na página do Preta Trucker no Facebook.
Notícias Recentes
Aisha Jambo, Lua Miranda e Tony Tornado estrelam especial "Hoje é Dia das Crianças" na Globo
Jornalista Joyce Ribeiro é reconhecida como Embaixadora de Cidade Velha por fortalecer laços Brasil-Cabo Verde