Em recente entrevista ao jornal The Times, o renomado ator Samuel L. Jackson criticou a Academia do Oscar e a forma como os atores negros são tratados pela premiação. Utilizando sua própria experiência como exemplo, Jackson acredita que foi uma injustiça não ter vencido o prêmio de ‘Melhor Ator’ por seu papel como Jules Winnfield no aclamado filme ‘Pulp Fiction: Tempo de Violência‘ (1994). “Eu acho que eu deveria ter ganhado aquele prêmio, mas um Oscar não muda uma vírgula no cheque. O objetivo é botar bundas nas cadeiras do cinema, e eu fiz um bom trabalho“, disse o artista. “Acho que atores negros só vencem [o Oscar] quando fazem coisas desprezíveis na tela, tipo Denzel Washington como um policial terrível em ‘Dia de Treinamento’. Agora o papel poderoso que ele fez como Malcolm X? Aí não, a Academia entrega para outro filho da p***.”
Sempre enfático, Jackson também pontuou que o Oscar deve dar mais destaque aos filmes populares que ‘lotam as cadeiras dos cinemas’. O ator sugeriu que o filme de maior bilheteria de qualquer ano deveria receber um Oscar. “Eles deveriam ter um Oscar para o filme mais popular. Porque é disso que se trata o negócio”, disse Jackson, acrescentando que o Oscar “deveria” premiar “Homem-Aranha: Sem Volta para Casa” este ano por arrecadar US$ 1,8 bilhão em todo o mundo. “Ele fez o que os filmes sempre fizeram – levou as pessoas a uma grande sala escura.”
Notícias Relacionadas
“Razões Africanas”: documentário sobre influências da diáspora africana no jongo, blues e rumba estreia em novembro
Canal Brasil celebra Mês da Consciência Negra com estreia de longas, documentários e entrevistas exclusivas
“Todos os filmes são válidos. Alguns vão para o cinema para se emocionar, e outros gostam de super-heróis. Se alguém tem mais abundantes nas cadeiras que você, só significa que seu público não é tão amplo. Há pessoas com carreiras de sucesso mas que ninguém consegue recitar uma fala. Já eu sou o cara que fala umas m*rdas que são estampadas em camisetas. Eles não fizeram mais uma categoria para Filme Popular Oscar, porque a indústria gira em torno disso“, comentou Jackson.
Samuel L. Jackson receberá um Oscar Honorário no Governors Awards de 2022, em 25 de março.
Notícias Recentes
“Razões Africanas”: documentário sobre influências da diáspora africana no jongo, blues e rumba estreia em novembro
Canal Brasil celebra Mês da Consciência Negra com estreia de longas, documentários e entrevistas exclusivas