Salvador Capital Afro celebra a ancestralidade negra com shows, festivais e apoio ao empreendedorismo

0
Salvador Capital Afro celebra a ancestralidade negra com shows, festivais e apoio ao empreendedorismo

Com extensa programação, o Salvador Capital Afro busca exaltar a ancestralidade negra da capital baiana, apresentando para o público eventos que valorizam a música, o cinema, o turismo, a gastronomia, a religiosidade, a moda e o empreendedorismo negro em Salvador através de encontros potentes em festivais, desfiles, shows e debates que exaltam a ancestralidade negra e promovem conexões culturais que evidenciam o potencial da capital baiana para o mundo e acontecem durante todo o mês de novembro. 

Nesta segunda-feira, 6, acontece a reabertura do Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira, com a exposição “Um Defeito de Cor”, que tem curadoria de Ana Maria Gonçalves, Marcelo Campos e Amanda Bonan. A exposição é baseada no livro de mesmo nome escrito por Ana Maria e que narra a história de uma mulher escravizada que consegue sua liberdade e parte para encontrar o filho. 

Notícias Relacionadas


Dentro da programação, o festival Afropunk, que acontece no Parque de Exposições, em Salvador, nos dias 18 e 19 de novembro, vai promover shows de artistas negros de expressão no cenário nacional, como o rapper Djonga, a cantora Majur, Carlinhos Brown, Gaby Amarantos, que se apresentam no primeiro dia. Já o segundo dia contará com uma homenagem especial para a cantora Alcione, que se apresenta ao lado de Iza e da escola de samba carioca Mangueira.

O festival também  vai promover “Rodadas de negócios”, nos dias 22, 23 e 24 de novembro voltadas para o afroturismo, a música e as artes visuais. Com objetivo de fortalecer a economia criativa, as rodadas de negócios buscam aproximar artistas e empreendedores locais de contratantes, compradores e diferentes agentes de fomento.

O Salvador Capital Afro teve início com a realização da primeira edição do Festival Liberatum Brasil, que aconteceu entre os dias 3 e 5 de novembro e trouxe Angela Bassett, Viola Davis e Julis Tennon para o Brasil.

Confira a programação completa do Salvador Capital Afro

6 de novembro – Reabertura do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira

O Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB), gerido pela Sociedade Amigos da Cultura Brasileira (Amafro), será reaberto no dia 6 de novembro com a exposição “Um Defeito de Cor”, eleita “exposição do ano” em 2022, após estreia no Museu de Arte do Rio (MAR). A exposição, que tem curadoria de Ana Maria Gonçalves, Marcelo Campos e Amanda Bonan, foi escolhida para marcar a reabertura do Muncab devido à sua relevância artística, histórica, literária e cultural, além da capacidade de promover a compreensão, o diálogo intercultural e o fortalecimento do museu como um polo cultural de destaque

7 de novembro – Seminário Nacional do Samba

Iniciativa da Unesamba, composta por nove blocos de samba de Salvador, que discutirá a cadeia produtiva do samba e o potencial de geração de empregos e de renda na economia da cidade e do país. O evento será no Centro Histórico.

10 e 11 de novembro – Candyall e Tal

Projeto que acontece anualmente no bairro do Candeal, realizado pelo projeto Pracatum, ocupará a localidade com apresentações musicais, oficinas de percussão, entre outras demonstrações culturais.

18 e 19 de novembro – Festival Afropunk

O maior festival de cultura negra do mundo ocorrerá novamente em Salvador e homenageará Alcione. O evento reunirá artistas de música negra, como Iza, BaianaSystem, Majur, Olodum, O Kannalha, entre outros.

20 de novembro – Caminhada da Liberdade

Organizada pelo Fórum das Entidades Negras da Bahia, a tradicional caminhada ocorre todos os anos no Dia Nacional da Consciência Negra, exaltando a importância da luta das pessoas negras, e conta com o apoio da Prefeitura de Salvador.

20 e 21 de novembro – Festival Afrofuturismo Vale do Dendê

O Festival de Afrofuturismo, realizado pela incubadora de startups baiana Vale do Dendê, vai reunir especialistas negros em tecnologia e inovação de todo o Brasil para compartilhar as suas experiências com a comunidade jovem de Salvador.

21 a 25 de novembro – Festival Internacional do Audiovisual Negro do Brasil

Maior festival de cinema negro do país, o evento vai trazer convidados internacionais para compartilharem a sua vivência na cadeia produtiva do audiovisual com os produtores da capital baiana.

22 a 24 de novembro – Festival Salvador Capital Afro

Festival de empreendedorismo, negócios, música e economia criativa focado no público negro, realizado com o apoio da Prefeitura de Salvador.

24 a 26 de novembro – Expo Carnaval

Exposição para discutir a cadeia produtiva e econômica do Carnaval. Neste ano, será focada na cultura negra de Salvador, reunindo artistas, dirigentes culturais, produtores e outras personalidades da área.

25 de novembro – Afro Fashion Day

Desfile de moda que abraça estilistas negros, focado na promoção da autoestima da população negra de Salvador.

25 de novembro – Desfile de Blocos

Projeto inédito da Prefeitura de Salvador, será um desfile de blocos afros e de afoxé pelas ruas do Pelourinho e do Centro da cidade, tal como ocorre no Carnaval.

25 de novembro – Dia Nacional da Baiana de Acarajé

Data para celebrar e debater melhorias para este ofício, tão importante para a cultura baiana, com homenagens e distribuição de kits com tabuleiro, ombrelone e outros materiais.

26 de novembro – Caminhada do Samba

O tradicional evento dos blocos de samba que se apresentam no final de novembro será incorporado ao calendário do Novembro Salvador Capital Afro.

30 de novembro – Scream Festival

Festival de inovação e criatividade, que ocorre tradicionalmente na cidade, desta vez terá também um enfoque no público negro e nas suas potencialidades.

Acesse o site para mais detalhes sobre a programação (CLIQUE AQUI)

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display