Uma nova pergunta surge na web sobre a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), neste domingo, 1º de janeiro: quem é a mulher negra que lhe entregou a faixa presidencial?

Para representar a diversidade da sociedade brasileira, a faixa passou por diversas mãos, entre eles: do Cacique Raoni Metuktire, líder indígena de 90 anos; o menino Francisco de 10 anos, que mora em Itaquera, periferia de São Paulo; e por fim, a Aline Sousa, 33 anos, a primeira mulher negra a passar a faixa para um presidente da república. 

Aline é catadora desde os 14 anos e a 3ª geração de catadora na família. Sua mãe e avó materna também são catadoras da mesma cooperativa.

Mãe de sete filhos, a catadora foi eleita diretora secretária da rede CENTCOOP-DF (Central das Cooperativas de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis do Distrito Federal), em 2012. Em 2015, foi eleita presidente da Rede e hoje cumpre seu terceiro mandato.

Atualmente Aline também é responsável pela Secretaria Nacional da Mulher e Juventude da Unicatadores, além de ser beneficiária do programa Minha Casa Minha Vida, lançado pelo presidente Lula.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments