Uma nova pergunta surge na web sobre a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), neste domingo, 1º de janeiro: quem é a mulher negra que lhe entregou a faixa presidencial?
Para representar a diversidade da sociedade brasileira, a faixa passou por diversas mãos, entre eles: do Cacique Raoni Metuktire, líder indígena de 90 anos; o menino Francisco de 10 anos, que mora em Itaquera, periferia de São Paulo; e por fim, a Aline Sousa, 33 anos, a primeira mulher negra a passar a faixa para um presidente da república.
Notícias Relacionadas
Tarciana Medeiros é eleita a 18ª mulher mais poderosa do mundo pela Forbes: "Me sinto orgulhosa"
Medalhista olímpica, Bia Souza é indicada ao prêmio de melhor judoca do mundo em 2024
Aline é catadora desde os 14 anos e a 3ª geração de catadora na família. Sua mãe e avó materna também são catadoras da mesma cooperativa.
Mãe de sete filhos, a catadora foi eleita diretora secretária da rede CENTCOOP-DF (Central das Cooperativas de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis do Distrito Federal), em 2012. Em 2015, foi eleita presidente da Rede e hoje cumpre seu terceiro mandato.
Atualmente Aline também é responsável pela Secretaria Nacional da Mulher e Juventude da Unicatadores, além de ser beneficiária do programa Minha Casa Minha Vida, lançado pelo presidente Lula.
Notícias Recentes
Rumores sobre separação do casal Obama ganha força após ausência da ex-primeira-dama em eventos
Trump inicia segundo mandato com ordem para extinguir ações afirmativas e limitar direitos de gênero nos EUA