Uma nova pergunta surge na web sobre a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), neste domingo, 1º de janeiro: quem é a mulher negra que lhe entregou a faixa presidencial?
Para representar a diversidade da sociedade brasileira, a faixa passou por diversas mãos, entre eles: do Cacique Raoni Metuktire, líder indígena de 90 anos; o menino Francisco de 10 anos, que mora em Itaquera, periferia de São Paulo; e por fim, a Aline Sousa, 33 anos, a primeira mulher negra a passar a faixa para um presidente da república.
Notícias Relacionadas
Exposição celebra os 50 anos de carreira de Lita Cerqueira, a primeira fotógrafa negra do Brasil
Edneusa Pereira Lins faz história como a primeira mulher negra no conselho da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás
Aline é catadora desde os 14 anos e a 3ª geração de catadora na família. Sua mãe e avó materna também são catadoras da mesma cooperativa.
Mãe de sete filhos, a catadora foi eleita diretora secretária da rede CENTCOOP-DF (Central das Cooperativas de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis do Distrito Federal), em 2012. Em 2015, foi eleita presidente da Rede e hoje cumpre seu terceiro mandato.
Atualmente Aline também é responsável pela Secretaria Nacional da Mulher e Juventude da Unicatadores, além de ser beneficiária do programa Minha Casa Minha Vida, lançado pelo presidente Lula.
Notícias Recentes
“Razões Africanas”: documentário sobre influências da diáspora africana no jongo, blues e rumba estreia em novembro
Canal Brasil celebra Mês da Consciência Negra com estreia de longas, documentários e entrevistas exclusivas