Ruth Carter, 62, se tornou a primeira mulher negra a ganhar dois Oscars em 95 anos de premiação, na noite deste domingo (12). Ela venceu a categoria “Melhor Figurino” pelo filme “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre“. Em 2019, ela se tornou a primeira pessoa negra a vencer a mesma categoria pelo primeiro longa da franquia.
“Obrigado à Academia por reconhecer a super-heroína que é uma mulher negra. Ela resiste, ela ama, ela supera. Ela é cada mulher neste filme. Ela é minha mãe. Na semana passada, Mabel Carter se tornou uma ancestral. Este filme me preparou para este momento. Chadwick, por favor, cuide da minha mãe”, disse Carter em seu discurso, em homenagem à sua mãe.
Notícias Relacionadas
Denzel Washington se torna o ator negro mais indicado ao Globo de Ouro; veja os filmes que marcaram sua trajetória
A$AP Rocky será a estrela do novo filme de Spike Lee, ao lado de Denzel Washington
“Ryan Coogler, Nate Moore, obrigado a ambos por sua visão. Juntos, estamos reformulando a forma como representamos a cultura. A família Marvel, Kevin Feige, Victoria Alonso, Louis D’Esposito e seu arsenal de gênios, obrigado. Eu compartilho isso com os muitos artistas dedicados cujas mãos você ajudou e seus corações se dedicam a mostrar a moda de Wakanda e Talocan. Isto é para a minha mãe. Ela tinha 101 anos”, encerra a grande vencedora.
Em entrevista para a revista Entertainment Weekly, Ruth contou detalhes sobre os figurinos de ‘Wakanda Para Sempre’. “É um trabalho de amor. Centenas de artistas trabalharam nessas roupas. O trabalho em equipe faz o sonho funcionar, e isso não poderia ser mais verdadeiro neste caso“. A figurinista relatou que foi um desafio trabalhar com o luto no filme. “Foi bastante intimidador porque o tecido africano é muito colorido”, disse ela. “Muitos dos identificadores da região são baseados em estampas, tapeçarias ou miçangas. As paletas de cores reais são diferentes de um lugar para outro. Então, como você representa isso quando todo mundo tem que estar de branco?”.
Para as cenas dos funerais, Ruth e sua equipe experimentaram textura e tom, criando padrões por serigrafia com tinta esbranquiçada em tecido branco puro. Tudo tinha que ser branco, desde a saia de ráfia que M’Baku (Winston Duke) usa até as joias e anéis de pescoço. “Eu pintei muito”, diz ela com uma risada. “Espero que as pessoas possam fazer uma pausa e olhem todos os detalhes e o trabalho árduo que foi feito nesse filme”.
Denzel Washington se tornou o primeiro ator a vencer o segundo Oscar pelo filme “Dia de Treinamento”, em 2002. A estrela levou a primeira estatueta em 1990 por “Tempo de Glória”.
Carter venceu Catherine Martin, por seu trabalho em “Elvis”, Mary Zophres por “Babilônia”, Jenny Beaven por “Sra. Harris Vai a Paris” e Shirley Kurata por “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”.
Notícias Recentes
FOTO 3X4: HUD BURK - Cantora
‘O Auto da Compadecida 2’: Um presente de Natal para os fãs, com a essência do clássico nos cinemas