Rosana Santiago enfrentou o racismo e hoje lidera um time em uma grande agência de publicidade

0
Rosana Santiago enfrentou o racismo e hoje lidera um time em uma grande agência de publicidade
Foto: Arquivo pessoal

De origem humilde e com uma infância marcada pelos esforços da mãe pelo sustento da família. Aos 16 anos, Rosana conseguiu o seu primeiro emprego como auxiliar administrativo. Estudante de escolas públicas, Rosana tinha o sonho de fazer faculdade e foi neste primeiro emprego que ela teve contato com o marketing. 

“Não era a nossa realidade fazer faculdade, ouvia da minha mãe que era um sonho muito alto, e que não iríamos ter condições de pagar”, relembra Rosana, especialista em varejo da Godiva Propaganda.

Notícias Relacionadas


Aos 19 anos, surgiu a tão sonhada oportunidade de cursar Administração com ênfase em Marketing. “Eu tinha um emprego que pagava 600 reais e a faculdade custava 500. Era a conta de estudar”. Durante os anos seguintes Rosana coincidiu a universidade e os trabalho. Foi crescendo, cada vez mais, no setor de marketing e se especializando em varejo.

“Entre o trabalho no varejo, e os estudos, também dei aulas de administração com ênfase em marketing. Ensinar o que eu fazia, no meu dia a dia, me gabaritou, ainda mais, para este novo desafio na publicidade”, Rosana Santiago se tornou recentemente a nova coordenadora no setor de varejo/shopping da Godiva Propaganda.

Além da experiência em sala de aula ter agregado conhecimentos técnicos a esta profissional, ela aprendeu aspectos comportamentais para ser uma boa líder. “A rede que eu dava aulas atua majoritariamente em periferias com jovens que ainda não ingressaram na faculdade e estão compreendendo a sua aptidão/vocação. Foi uma experiência incrível”, relembra Rosana que hoje coordena cerca de 5 analistas de publicidade.

A profissional já fez parte da equipe na Aliansce, por 8 anos. Ao entrar no grupo Aliansce, Rosana foi de assistente a Coordenadora. O grupo foi a verdadeira escola da profissional de marketing. Ela assumiu o Marketing do Plaza Shopping Carapicuíba. Onde o empreendimento estava na fase final das obras, e ela foi responsável por toda implantação do departamento de marketing, envolvendo equipe, processos, fornecedores, etc. “Fizemos a festa de inauguração em outubro do mesmo ano para convidados, imprensa e investidores e na sequência para o público final. Encaro essa oportunidade como o meu maior desafio profissional: assumir o departamento de marketing, implantar todo o departamento, inaugurar o primeiro shopping da cidade, e montar a decoração de natal com uma equipe interna” evidência Rosana.

A carreira de Rosana decolou em shoppings e varejo, e ela foi convidada para assumir o Marketing de um grande shopping do Paraná. Nesse shopping Rosana foi para implantar o marketing e fazer a gestão. Como a profissional é de São Paulo, ela precisou ficar longe da família e dos amigos, enfrentando até um episódio de racismo dentro da empresa. “Eu já tinha consciência de como o mercado era desafiador para mulheres. Mas ser mulher, pobre e negra, deixa tudo mais limitador. Infelizmente nesse desafio, passei esta situação e não pude contar com o apoio do meu chefe e nem da administração. .Ali encerrava minha trajetória na empresa”, conta Rosana.

Voltando para São Paulo, Rosana assumiu o shopping Penha, um dos maiores da capital paulista. E ficou lá por um longo período aplicando todo o seu conhecimento de Centros Comerciais.

A oportunidade na Godiva Propaganda vem no ano da pandemia global

Em janeiro de 2020, a profissional foi convidada por Leandro Rampazzo, CEO da Godiva Propaganda, para integrar o time de colaboradores da empresa. Para a profissional é um motivo de orgulho, pois “Nos conhecemos há pouco mais de 10 anos, eu na posição de cliente, e neste momento voltamos a trabalhar juntos, agora lado a lado. Quando nós mulheres negras passamos por tanto e conquistamos, sabemos que ali, estamos abrindo oportunidades para outras mulheres, e reforçamos a mensagem ‘não desiste que é possível sim”.

Em Dezembro de 2020, Rosana foi promovida na agência de publicidade que atua. É a nova coordenadora do núcleo de varejo/shopping da agência.

” O núcleo de varejo/shopping da Godiva Propaganda foi totalmente reformulado. Vemos um “gap” muito grande no setor por conta da pandemia. Os Centros comerciais ainda não estão preparados para o digital. É aí que o nosso setor, com a Rosana Santiago, encabeçando toma forma e se torna essencial para os shoppings de São Paulo e do Brasil”, finaliza Leandro Rampazzo, CEO da Godiva que aposta na diversidade e inclusão na empresa.

Sobre a Godiva Propaganda:

É uma agência de publicidade full service, especializada em franchising, saúde e varejo. A Godiva tem soluções com forte poder criativo direcionado às necessidades específicas de cada cliente. Isso passa pelas mídias tradicionais como TV, Rádio, Impresso, incluindo o Digital que, atualmente, virou commodity. A agência é focada em buscar meios inovadores que possibilitem maior fit e aderência ao mercado de seus clientes dos mais variados perfis: multinacionais, franchising, hospitais e laboratórios, restaurantes e fast food, startups, entre outros. Tendo como foco central a performance e resultados, atendem grandes marcas no Brasil e exterior. Entre os clientes estão: Lavoisier, Banco Luso Brasileiro e a rede Minds English School.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display