A Coordenadoria Executiva de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR), órgão da Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública, está com uma programação exclusiva e inédita para o mês da Consciência Negra: o Novembro Negro Rio 2021. Com mais de 70 atividades, é a primeira vez que a cidade tem um mês inteiro de ações voltadas à questão racial, por meio de uma parceria da CEPIR com as secretarias municipais de Conservação, Cultura, Saúde, e Educação, as secretarias especiais de Juventude Carioca e de Políticas e Promoção da Mulher, a Coordenadoria Executiva da Diversidade Religiosa, a Fundação Planetário e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro (Comdedine).
“O Novembro Negro é uma ação pensada a partir de um propósito firmado ainda no início da gestão, de construir estratégias e planos para a construção de uma cidade antirracista. Todas as atividades têm o horizonte desse pacto pelo combate ao racismo, ao preconceito e à intolerância religiosa, unindo cultura, arte, entretenimento e debate. Queremos que o Rio, a segunda cidade mais preta do Brasil, seja o farol nacional das políticas de combate ao racismo”, afirmou o coordenador executivo de Promoção da Igualdade Racial, Jorge Freire.
Notícias Relacionadas
Lázaro Ramos lança livro infantil em parceria com Mundo Bita: “Sinto o que Sinto: Um Passeio pelos Sentimentos”
'Koanza', personagem de Sulivã Bispo, volta aos palcos em temporada especial com participações do Ilê Aiyê, Didá e Cortejo Afro
O secretário municipal de Governo e Integridade Pública, Marcelo Calero, ressalta o compromisso da Prefeitura com a promoção da igualdade racial, lembrando que as ações antirracistas fazem parte do planejamento do município para os próximos quatro anos:
“O tema do antirracismo é presente nos trabalhos da Prefeitura desde o dia 1° de Janeiro, e está materializado em diversas iniciativas. A Coordenadoria da Igualdade Racial está presente no coração da Prefeitura, e, pela primeira vez, participou da construção do Plano Estratégico do município, documento que tem caráter basilar para os trabalhos do poder público. Quando colocamos as ações antirracistas dentro desse planejamento, nós atribuímos metas, parâmetros e concretude a elas, e reforçamos nosso compromisso com esta pauta, que vai muito além do mês de novembro”.
Ao longo do mês, estão previstas ações culturais, como homenagens a personalidades negras nas estações de BRT e VLT, e o lançamento de iniciativas como o edital Territórios Antirracistas para a Promoção da Igualdade Racial, que irá fomentar práticas, projetos e atividades relacionados à cultura negra, por meio da CEPIR. A programação completa pode ser conferida no site https://novembronegro.prefeitura.rio/.
Homenagens
O dia 09 marca o lançamento do projeto Coletivos Negros, ação da CEPIR que homenageará personalidades negras brasileiras nas estações de BRT e VLT por meio de cartazes que contam a história de figuras emblemáticas como a antropóloga Lélia Gonzalez,
o dramaturgo Abdias do Nascimento e a ialorixá Mãe Menininha do Gantois, entre outras. O lançamento acontece na estação do BRT de Vaz Lobo, às 11 horas.
Circuito Histórico e Arqueológico da Herança Africana
Iniciativa do Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPN) em parceria com a Prefeitura, o Circuito da Herança Africana conduzirá visitas guiadas gratuitas pela região da Pequena África, na Zona Portuária do Rio, passando por seis pontos que remetem à vida dos africanos e seus descendentes. Neste mês, o passeio acontece todos os sábados. As inscrições podem ser feitas no link
http://pretosnovos.com.br/educativo/circuito-de-heranca-africana.
Samba
Na semana do dia 15, a Igreja do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos promoverá rodas de conversa diárias com a temática “Negro no samba”, em parceria com a CEPIR. As inscrições abrirão em breve, e poderão ser feitas pelo site https://novembronegro.prefeitura.rio/.
Dia Nacional da Umbanda
No dia 16, haverá uma cerimônia em homenagem ao Dia Nacional da Umbanda (celebrado em 15 de novembro). A religião é patrimônio cultural imaterial do Rio. O evento acontece no Museu de Arte do Rio, às 10 horas. Em seguida, às 12 horas, haverá a inauguração da Praça Marco Zero da Umbanda, localizada na Av. Alfredo Agache, na Orla Prefeito Luiz Paulo Conde, no Centro. A ação é uma parceria entre a CEPIR e a Coordenadoria Executiva de Diversidade Religiosa do município.
Dia da Consciência Negra
A programação do Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, começa às 6 da manhã, com um evento realizado pelo Conselho Estadual de Direitos do Negro (CEDINE) em parceria com o Governo do Rio, a CEPIR e o COMDEDINE. Haverá homenagens e
atividades culturais e recreativas junto ao busto de Zumbi dos Palmares, na Avenida Presidente Vargas, no Centro. Ao longo do dia, outros órgãos da Prefeitura também realizam atividades culturais e educativas.
Edital Territórios Antirracistas e Catálogo de Promoção da Igualdade Racial
Na quarta-feira, 24, em cerimônia no Museu de Arte do Rio, a CEPIR lança o edital Territórios Antirracistas para a Promoção de Políticas de Igualdade Racial e o Catálogo de Promoção da Igualdade Racial. O edital irá fomentar ações locais relacionadas à cultura negra. Já o Catálogo é resultado de um levantamento da CEPIR de iniciativas e projetos cariocas que trabalham com a questão racial, e consistirá em um e-book disponibilizado gratuitamente.
Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial
Já no dia 29, às 11 horas, a CEPIR e o Comdedine-Rio lançam a agenda da V COMPIR — Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, que acontecerá em 2022. Realizado no Centro Administrativo São Sebastião, na Cidade Nova, o evento anunciará a programação da V COMPIR, que terá pré-conferências temáticas e territoriais, visando à construção do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial. No dia seguinte, acontece a cerimônia de encerramento do Novembro Negro 2021, às 15 horas, na Cidade das Artes.
Notícias Recentes
Nelly irá se apresentar no baile de posse do Donald Trump
Nos EUA, 'Sing Sing' se torna o primeiro filme a estrear simultaneamente nos cinemas e nas prisões