Rio de Janeiro recebe 11º Festival Black2Black; evento celebra a cultura negra e promove intercâmbio cultural África-Brasil

0
Rio de Janeiro recebe 11º Festival Black2Black; evento celebra a cultura negra e promove intercâmbio cultural África-Brasil
Foto: Divulgação

Na próxima quinta-feira (25), começa o Festival Black2Black, que acontece no Armazém da Utopia e Parque Madureira, na Zona Portuária, no Rio de Janeiro. Celebrando sua 11º edição, o evento terá início na data em que se comemora os 60 anos do Dia da África.

Com uma extensa programação que exalta a cultura negra na diáspora, o festival vai até o dia 28 de maio e pretende trazer ao público sonoridades que influenciam a música pop contemporânea, como os afrobeats e o amapiano, um ritmo eletrônico surgido na África do Sul e que hoje é considerado o “novo deep house”. 

Notícias Relacionadas


O Black2Black terá como apresentadores oficiais o escritor, roteirista e dramaturgo Jonathan Raymundo e do rapper, produtor e diretor criativo Marcello Dughettu.

Outra novidade que acontecerá durante o festival é o lançamento do Instituto Back2Black, que deve promover residências entre artistas africanos e afrobrasileiros, além de desenvolver trabalhos com refugiados e ampliar vozes das comunidades quilombolas.

O músico Mateus Aleluia deve se apresentar no primeiro dia do Black2Black, no Armazém Madureira. Além disso, durante a abertura do evento, devem acontecer as Conferências Pret’utopias, que tem curadoria dos escritores angolanos José Eduardo Agualusa e Kalaf Epalanga.

O evento também terá participação do rapper Emicida, do multi-instrumentista, cantor e compositor Chico Brown convidando o também multi-instrumentista e compositor Mádé Kuti (Nigéria), neto de Féla Kuti. O músico Salif Keita, do Mali, também está entre os artistas que pisarão no palco Orun.  

O festival Black2Black busca incentivar o intercâmbio cultural África-Brasil, honrar as raízes da humanidade e dar orgulho ao jovem brasileiro e, neste ano, acontece em uma data emblemática para a população negra dispórica, no Dia da África, que representa a libertação das nações africanas frente à colonização, assim como a união entre os diferentes povos africanos e povos filhos da diáspora africana.

Confira a programação de shows

25 de maio (quinta-feira) – Armazém da Utopia

·         Conferências Pret’utopias 

·         Show de Mateus Aleluia

26 de maio (sexta-feira) – Armazém da Utopia

Palco Orun

·         Emicida com Dino Santiago

·         Chico Brown convida Mádé Kuti

·         James BKS

·         DJ DBN Gogo

Palco Aiye

·         DJ DBN Gogo

·         Okupiluka Sound System

27 de maio (sábado) – Armazém da Utopia

Palco Orun

·         Salif Keïta

·         Tiwa Savage

·         Iza

·         Agnes Nunes

Palco Aiye

·         Hodari

·         DJ Tamy

·         Sued Nunes

28 de maio (domingo) – Parque Madureira (Concha Acústica)

Encontro África – Brasil

Durante o Festival:

· Exposição fotográfica 

· Contação de histórias com participação de líderes quilombolas e atores

· Peça teatral “A chegança do Almirante Negro”, sobre o líder da Revolta da Chibata, João Cândido, feita pela Cia de Mystérios e Novidades

· Talks sobre empreendedorismo negro

· Rodas de conversa com líderes de comunidades quilombolas

· Rodas de conversa com refugiados de países africanos 

Serviço:

Data e local: 25, 26 e 27 de maio (quinta, sexta e sábado) noArmazém da Utopia. Boulevard Olímpico. Av. Rodrigues Alves 1.794 (Armazém 6), Gamboa. 

Data e local: 28 de maio (domingo) no Parque Madureira. Rua Soares Caldeira 115, Concha Acústica, Madureira.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display