‘Retornados’: Elos culturais entre Brasil e África

0
2824

A história da escravização dos povos oriundos da África em solo brasileiro, não é novidade; porém há sim muitas lacunas nos relatos que já conhecemos e, principalmente, com relação a seus desdobramentos e consequências.

É bem provável que você, assim como eu, não sabia que alguns dos negros escravizados em nosso país conseguiram retornar para países do continente africano. Mais que isso, lá estabeleceram colônias brasileiras, que existem até hoje.

O canal de TV ‘Curta!’ lança, dia 28 de julho, a série ‘Retornados’ que, com viagens a Gana, Togo, Benin e Nigéria, divididas em 8 episódios, apresentará ao público justamente  os desdobramentos que  implicaram no  retorno dos escravos brasileiros a terra de seus ancestrais.

Além disso, apresentará a cultura desses grupos – música, comida, culinária, dança – e como vivem essas colônias brasileiras atualmente.

O canal ‘CURTA!’ está disponível em 12 milhões de lares, pelas principais operadoras de TV por assinatura: NET e ClaroTV (56); OiTV (76); VivoTV (664);  GVT (132) e operadoras regionais associadas à NeoTV.

Saiba mais:

Comments