Nos dias 20 e 21 de janeiro de 2024, será realizado um evento especial voltado para mulheres negras em busca de reconexão com suas raízes ancestrais. Idealizado pela Paula Batista, criadora do perfil @pretaancestralidade, em parceria com a agência de turismo responsável, Plana Vivências, a “Vivência de Conexão Ancestral” promete dois dias imersos em saberes afrocentrados no Quilombo da Fazenda, localizado em Ubatuba, litoral de São Paulo. As pessoas interessadas em participar desta imersão devem entrar no grupo do WhatsApp para saber mais informações: (CLIQUE AQUI).
Durante dois dias, as participantes terão a oportunidade de vivenciar os saberes ancestrais preservados pela comunidade quilombola. A programação inclui hospedagem coletiva na própria comunidade, refeições completas, atividades orientadas por monitores locais, suporte da equipe da Plana Vivências, e vivências conduzidas por Paula Batista, proporcionando um mergulho profundo na riqueza cultural e histórica desse espaço.
Notícias Relacionadas
Floresta dos Guarás: Um mergulho nas raízes afro-brasileiras e no turismo comunitário no Maranhão
Afropresstrip, organizada pelo Guia Negro, percorre 14 cidades e 11 quilombos e destaca herança ancestral negra do Maranhão
A proposta nasceu das experiências vividas por Paula Batista durante a elaboração de sua dissertação de mestrado, intitulada “Comunicar para (r)existir a voz que vem dos quilombos”. Ao explorar os territórios de afeto, espaços onde pessoas negras encontram liberdade para se conectar com suas raízes culturais, Paula teve um encontro transformador ao visitar uma comunidade quilombola. Esse momento foi crucial para despertar o desejo de compartilhar essa jornada de reconexão com outras mulheres negras desde 2020.
“Serão dois dias aquilombadas, vivendo em uma comunidade que preserva até hoje saberes ancestrais negros. Não é um retiro religioso ou espiritual, mas sim de profunda conexão com saberes que são nossos e que, por conta do racismo, nos foram tirados, mas lá, nos reconectaremos a eles para que cada mulher que participe retorne para a sua realidade fortalecida e munida desses saberes para trilhar o ano de 2024 com mais potência, prosperidade e felicidade”, afirma Paula Batista.
A parceria entre a Plana Vivências, que trabalha com turismo responsável em parceria com comunidades tradicionais para impulsionar o desenvolvimento do turismo de base comunitária desde 2017, e Paula Batista surge como um convite para uma experiência única. O Quilombo da Fazenda, reconhecido pela Fundação Palmares desde 2005 e localizado no Parque Estadual da Serra do Mar, será o cenário desse encontro de resgate e celebração da cultura afro-brasileira.
Notícias Recentes
A violência de Estado e a barbárie cotidiana no Brasil
Deputado Pastor Henrique Vieira critica onda de violência policial no Brasil: "Fracasso ético civilizatório"