A Universidade Zumbi dos Palmares, em parceria com a Grey Brasil, lançou recentemente a campanha Racismo Zero: Notas do Respeito com o objetivo de conscientizar e alertar empresas e comércios sobre o racismo que negros sofrem por conta de notas fiscais.
Muitos negros já passaram pela experiência de precisar provar que compraram algum produto e tiveram que mostrar a nota fiscal. Uma atitude racista que, muitas vezes, passa despercebida. Pensando nisso, a Universidade Zumbi dos Palmares está lançando a campanha Notas do Respeito, parte do programa Racismo Zero, para que comércios possam entender a problemática por trás da desconfiança de alguns estabelecimentos com as pessoas negras que precisam mostrar a nota fiscal para comprovar sua inocência.
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A campanha foi dividida em duas partes. A primeira são os pontos de mobiliário urbano nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, com notas fiscais de pessoas que sofreram este tipo de violência racial para explicar à população e as empresas a gravidade de precisar carregar a nota fiscal de um produto.
Para o reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, essas notas fiscais terão um papel de transmitir o que a população negra passa. “Ela comunica, coloca um símbolo potente para fazermos um georreferenciamento e traz evidências de como isso, além de ser uma realidade, produz danos e malefícios que podem ser evitados, enfrentados e, ao final, eliminados. E essa é a grande importância das notas fiscais dentro do “Notas do Respeito”, diz o reitor
A segunda parte é incentivar as empresas a utilizarem o software do programa que transforma notas fiscais em um canal de denúncia e conscientização.
O software pode ser baixado de forma gratuita no site da campanha e utilizado em qualquer impressora de nota fiscal. Com ele a nota fiscal terá um QR code em forma de punho cerrado, símbolo de resistência, que direciona o consumidor para um portal de pronto atendimento, onde é possível fazer denúncias e encontrar assessoria jurídica e emocional.
As empresas que aderirem o programa Racismo Zero vão passar por um letramento racial com seus colaboradores e aqueles que não tiverem casos de preconceito em seus estabelecimentos ganharão o selo “empresa antirracista”.
Para a criativa da Grey Brasil, Gabriella Batista, a iniciativa vai dar visibilidade para um problema que não ganha muita atenção da sociedade. “O Notas do Respeito parte de uma dor cotidiana, dor essa que as pessoas negras são ensinadas a normalizar desde a infância: ter sempre em mãos a nota fiscal para provar que pagamos por objetos e produtos que compramos. E a ideia de ressignificar um item tão emblemático quanto a nota fiscal, transformando-a em um canal de denúncia, parte da necessidade de questionar e coibir as violências racistas que ainda são muito normalizadas e aceitas pelo varejo e pela sociedade.”
O portal da campanha pode ser acessado clicando aqui.
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