Em discurso na tribuna de Caxias do Sul, na Serra do RS, na última terça-feira (28), o vereador Sandro Fantinel (Patriota) fez uma série de comentários cheios de racismo e xenofobia ao se referir aos trabalhadores da Bahia. Ele afirmou que “a única cultura que eles têm é viver na praia tocando tambor” e sugeriu a contratação de trabalhadores argentinos alegando que eram “mais limpos”.
Durante sua fala, Fantinel aconselhou os agricultores, produtores e empresários do Rio Grande do Sul a não contratarem o que chamou de “essa gente lá de cima”: “Agricultores, produtores, empresas agrícolas que estão nesse momento me acompanhando, eu vou dar um conselho pra vocês. Não contratem mais aquela gente lá de cima”.
Notícias Relacionadas
FBI investiga mensagens de texto racistas enviadas a pessoas negras em diversos estados dos EUA um dia depois das eleições
Estudo aponta que 87,8% das mortes por ação policial no Brasil são de pessoas negras
O vereador ainda recomendou que os empresários conversassem com ele para criar uma linha para contratação de trabalhadores argentinos alegando que eram “limpos”. “São limpos, trabalhadores, corretos, cumprem o horário, mantém a casa limpa e no dia de ir embora ainda agradecem o patrão pelo serviço prestado e pelo dinheiro que receberam”.
A fala do vereador Sandro Fatinel foi feita depois que 200 trabalhadores vivendo em condições análogas à escravidão foram resgatados em vinícolas localizadas em Bento Gonçalves, município vizinho de Caxias do Sul. Fantinel questionou a repercussão do caso.
Em seu Twitter, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), repudiou a fala do vereador de Caxias do Sul. “Eu repudio veementemente a apologia à escravidão e não permitirei que tratem nenhum nordestino ou baiano com preconceito ou rancor.”, escreveu. “É desumano, vergonhoso e inadmissível ver que há brasileiros capazes de defender a crueldade humana. Determinei, portanto, a adoção de medidas cabíveis para que o vereador seja responsabilizado pela sua fala.”, completou o governador.
Hoje, um vereador do Rio Grande do Sul defendeu o trabalho escravo nas vinícolas do estado e ainda foi xenofóbico e racista com baianas e baianos. Eu repudio veementemente a apologia à escravidão e não permitirei que tratem nenhum nordestino ou baiano com preconceito ou rancor.
— Jerônimo Rodrigues (@Jeronimoba13) February 28, 2023
O deputado estadual do PT, Leonel Radde, registrou um Boletim de Ocorrência contra Sandro Fantinel.
Notícias Recentes
Novembro Negro | Seis podcasts e videocasts apresentados por mulheres negras para acompanhar
De cosméticos a livros: produtos de empreendedores negros para você apoiar nesta Black Friday