No mês que se reconhece o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado hoje, 21 setembro, o Quilombo PCD anuncia a primeira Parada do Orgulho das Pessoas com Deficiência do Brasil, que será realizado no próximo domingo, 24, das 10h às 16h, na Avenida Paulista, em São Paulo, em parceria com o Vale PCD.

“A Primeira Parada do Orgulho da Pessoa com Deficiência surge, sugestamente, por uma ausência de visibilidade das nossas representatividades, dos nossos movimentos, das nossas atuações, das nossas contribuições para a sociedade, para que a gente tenha esse referencial de representatividade”, disse Marcelo Zig, idealizador do Quilombo PCD, em entrevista especial ao Mundo Negro.

Notícias Relacionadas


Os coletivos se uniram para uma manifestação pela equidade e garantia de direitos das PCDs, contra a falta de acesso e pela liberdade de serem do jeito que são, dentro de seus recortes raciais e sociais. “É um momento icônico. Vários coletivos de pessoas com deficiência têm surgido há algum tempo com o debate interseccional na sua origem. Tem coletivo de pessoas indígenas com deficiência, coletivos de pessoas negras com deficiência, pessoas LGBTs com deficiência, mulheres com deficiência. Eu compreendo como uma estratégia de um movimento para primeiro convidar os seus pares direto a dialogar sobre a interseccionalidade que une pessoas negras sem deficiência com pessoas negras com deficiência, para depois dessa troca, registrar de fato essas humanidades”, explica o filósofo e ativista.

Marcelo Zig (

Entretanto, Marcelo diz que muitas pessoas entendem essas interseccionalidades como racha. “Eu compreendo como uma oportunidade de aprofundar o debate, trazendo especificidades e posicionando dentro da discussão, a pluralidade já dentro das deficiências. Pois um avanço que se conquista, talvez não contemple outra deficiência da mesma forma. Para isso precisaria grupos que pudessem defender que os direitos alcançados fossem estendidos a toda essa pluralidade da deficiência”.

O ponto de encontro da parada será em frente à FIESP/SESI. Durante o dia, o público poderá curtir intervenções artísticas e culturais inspiradoras. A multiartivista Mona é a primeira pessoa confirmada na programação do evento. Segundo o Quilombo PCD, ela é a primeira mulher negra cadeirante a atuar no Theatro Municipal de São Paulo. Mais informações, acesse: https://www.instagram.com/quilombopcd/


Serviço:
Parada do Orgulho das Pessoas com Deficiência do Brasil

Dia: 24, das 10h às 16h,
Local: Avenida Paulista, São Paulo

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments