Projeto promove visitas guiadas pelo Museu dos Meninos com depoimentos de jovens do Complexo do Alemão

0
596

Primeiro projeto autoral do ator e performer Maurício Lima, o Museu dos Meninos é uma obra transdisciplinar composta por uma série de ações nos campos do audiovisual, performance e artes visuais, que tem como principal ação um museu virtual com 30 depoimentos de jovens moradores do Complexo do Alemão. Para se ter acesso a esse material, foi criada uma série de visitas guiadas online ao acervo do museu virtual chamada Arqueologias do Futuro (mediadas por Mauricio Lima e transmitidas pela Plataforma ZOOM).

Maurício Lima, nascido e criado no Complexo do Alemão, zona norte do Rio de Janeiro e, por consequência, sobrevivente do projeto de extermínio da população favelada do Estado do Rio de Janeiro, idealizou o Museu dos Meninos com o propósito de criar e preservar memórias do e para o povo preto e favelado. “Essa série nasce da urgência de escurecer e construir futuros e imaginários (im)possíveis para o mundo pós-pandemia”, conclui Maurício.

O Museu Virtual (www.museudosmeninos.com.br), lançado em Novembro de 2019, traz em seu acervo três coleções de vídeo-retratos realizadas com jovens homens negros, entre 15 e 29 anos, moradores das favelas que compõem o Complexo do Alemão, zona norte do Rio de Janeiro.

As visitas guiadas convidam artistas, pensadores, políticos e ativistas negros, nacionais e internacionais, que desenvolvam ações voltadas para a luta antirracista para debater sobre questões relacionadas ao racismo a partir das obras do Museu do Meninos. Esse projeto tem o patrocínio da fundação holandesa Prince Claus Fund. Dentre os convidados, há nomes como Djamila Ribeiro, Erica Malunguinho,Black Archives – Holanda (Parceiros no projeto do Museu) – e a deputada portuguesa, Joacine Katar.

SERVIÇO:

Museu dos Meninos – Arqueologias do Futuro

Visitas-Guiadas: Dias 05, 12, 19 e 26 de agosto – Quartas-Feiras, 15h
A transmissão será pela plataforma ZOOM

Dia 5 de agosto – Edgar
Dia 12 de agosto – Joacine
Dia 19 de agosto – Djamila Ribeiro
Dia 26 de agosto – Mitchell Esajas e Jessica de Abreu

Dia 2 de setembro – Erica Malunguinho
Dia 9 de setembro – Convidado Internacional
Dia 23 de setembro – Convidado Internacional

Comments