O projeto “Pretas na Ciência”, em conjunto com a L’Oréal Brasil, vai lançar a nova série de videocasts lançada no dia 01 de junho. Nomeada ‘Para elas na ciência’,  elas buscam incentivar o empoderamento feminino e a diversidade na âmbito, além de inspirar jovens cientistas a se inscreverem no programa “Para Elas na Ciência”, realizado pela L’Oréal em parceria com a UNESCO no Brasil e a Academia Brasileira de Ciências.

A inscrições para a premiação, que busca reconhecer a participação da mulher na ciência, favorecendo o equilíbrio de gêneros no cenário brasileiro, estão abertas até o dia 10 de junho.

“Essa série tem o objetivo de dar visibilidade para o programa nessa reta final de inscrições, mas vai muito além. Queremos mostrar a importância da força feminina no meio acadêmico. Porque o mundo precisa de ciência. E a ciência precisa de mulheres”, diz Cristina Garcia, Diretora Científica da L’Oréal Brasil e integrante do júri do programa.

Com apresentação de Lívia Rodrigues, analista de Pesquisa & Inovação da L’Oréal Brasil, e Ana Nascimento, do time de desenvolvimento de produto na empresa – ambas cofundadoras do @pretasnaciência (projeto independente das pesquisadoras no Instagram) -, a série contará sempre com uma convidada especial para contar sua história, desafios e conquistas no campo das ciências.

O primeiro episódio do #ParaElasNaCiência conta com a participação da física e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Marcia Barbosa. A cientista é integrante da Academia Brasileira de Ciências, já ganhou o prêmio internacional do Para Mulheres na Ciência e, em 2020, foi nomeada como uma das “Sete cientistas mulheres que moldam o mundo” pela ONU Mulheres. O assunto do debate será mulheres na ciência e a igualdade de gênero no ambiente científico.

No segundo episódio, o tema será mães na ciência e as dificuldades que as mulheres enfrentam em conciliar a maternidade com a vida profissional, principalmente no meio acadêmico científico. Fernanda Staniscuaski, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, fundadora e coordenadora do movimento Parent In Science e mãe do Bruno, Samuel e Gabriel, será a convidada especial para abordar o assunto.

Para falar sobre a representatividade feminina negra na ciência, a convidada do terceiro episódio do videocast será Rita de Cássia dos Anjos, laureada do Para Mulheres na Ciência 2020. Astrofísica e professora da Universidade Federal do Paraná, após ganhar o prêmio da L’Oréal em parceria com a UNESCO Brasil e a Academia Brasileira de Ciências, Rita se tornou membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências. Os videocasts estarão disponíveis através do site https://wwwloreal.com .

Comments