Na última sexta-feira (19), o presidente da Universidade de Howard, uma das mais poderosas universidades negras dos Estados Unidos, Dr. Wayne Frederick visitou o Vale do Dendê, localizado em Salvador, na Bahia.
O encontro com a equipe do Vale também contou com a presença de Tonija Hope, Diretora de Relações Internacionais de Howard, e de Ticiano Cortizo, superintendente da Associação Cultural Brasil Estados Unidos (ACBEU), única instituição educacional e cultural recomendada pelo governo dos EUA no Estado da Bahia, e deve render novidades sobre parcerias futuras entre a aceleradora e a instituição norte-americana.
Notícias Relacionadas
Trabalhadora negra é resgatada após viver 28 anos em situação de escravidão na casa de vereadora em Minas Gerais
Leci Brandão celebra 80 anos e cinco décadas de samba em programa especial da TV Brasil
O co-fundador do Vale do Dendê, Paulo Rogério Nunes, contou que espera que, além de outros pontos, a visita de Frederick promova o interesse de estudantes negros brasileiros e norte-americanos em realizar um intercâmbio acadêmico. “Esse encontro mostra a importância das conexões na diáspora africana. A Howard é uma grande universidade global e esperamos que com essa visita possamos ter mais estudantes afrobrasileiros interessados em estudar lá e vice-versa. A vinda deles para conhecer a Vale do Dendê é um sinal que o nosso ecossistema tem um potencial também global.”, disse Nunes ao Mundo Negro.
Diversas personalidades negras conhecidas mundialmente se formaram na Universidade de Howard, entre elas a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris e o ator Chadwick Boseman, intérprete de T’Chala em Pantera Negra. Boseman, que faleceu em 2021 em decorrência de um câncer, foi homenageado pela universidade, que rebatizou a Faculdade de Belas Artes com o nome do ator.
Segundo Paulo Rogério Nunes, existem planos de parceria entre o Vale do Dendê e a Universidade de Howard: “Estamos planejando alguns cursos em parcerias e a vinda deles para o Festival Afrofuturismo”, revelou. O Festival Afrofuturismo é um importante evento de tecnologia e inovação promovido pelo Vale do Dendê.
Notícias Recentes
Filmes natalinos com representatividade negra para assistir no feriado
Maria Bomani é indicada ao Prêmio APCA por atuação no longa “Bandida – A Número 1”