Prêmio homenageia Walter Firmo na Zona Oeste do Rio de Janeiro

0
2006

A Zona Oeste será palco de uma cerimônia de premiação e mostra fotográfica, no Palacete Princesa Isabel, em Santa Cruz, Rio de Janeiro. Trazendo o tema “Mais amor por favor”, o objetivo é resgatar o sentimento de humanidade e amor ao próximo, na contramão dos individualismos, o Prêmio MTD de fotografia: Walter Firmo, vai reunir profissionais e amantes da fotografia.

As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de janeiro de 2019, através do site https://www.mtdcultural.org.br/premiomtddefotografia. De acordo com a Associação Cultural Movimento Territórios Diversos, organizadora do evento, com o avanço tecnológico, a arte da fotografia vem sendo trabalhada por meio de vários recursos em manipulações de imagens que temos em mãos.

Os programas de edição são eficazes, contudo, fazer uma fotografia vai muito além do clique, edição e/ou manipulação. Ter um olhar sensível é fundamental para capturar a melhor imagem na hora de apertar o disparador. O prêmio pretende valorizar o “olhar”, a difusão da arte fotográfica, os lugares ainda não visitados e incentivar os amantes e profissionais da fotografia, por meio de uma Cerimônia de Premiação e Mostra fotográfica com workshops”.  O local escolhido para a premiação abriga o Ecomuseu de Santa Cruz, e ainda é um espaço cultural imperial pouco conhecido do grande público.

Em cada edição, o Prêmio homenageia à notáveis personalidades da fotografia. Na abertura do Prêmio, Walter Firmo será o homenageado. Firmo é fotógrafo, jornalista e professor de carreira reconhecida nacional e internacionalmente. O Prêmio MTD de Fotografia: Walter Firmo é uma iniciativa sustentável baseada em três pilares, econômico, social e ambiental.

Após a pré-seleção as imagens inscritas no concurso serão avaliadas por um corpo de jurados formado por dez profissionais renomados da área da fotografia e pelo Júri Popular, através de redes sociais. Os 20 Finalistas terão suas imagens expostas na mostra fotográfica, que acontecerá em 16 de fevereiro de 2019 e afixadas em murais da cidade. Os 3 Vencedores nas categorias Profissional e Amadores, levarão troféus e bolsas de estudos na área da fotografia. O primeiro lugar de cada categoria ganhará o Selo Walter Firmo de elogio e reconhecimento.

Comments

Comentários