“Poder é estar no controle” Rincon Sapiência comenta perfil Pretinho do poder, que tem dono branco

0
4018

A página Pretinho do Poder é uma das páginas de conteúdo negro mais populares, em termos de número,  das redes sociais. São quase meio milhão de seguidores no Instagram. Ela se mantem postando fotos de homens e mulheres negras ostentando corpos sarados, poses provocantes reforçando vários estereótipos sobre a sexualidade da comunidade negra, hipersexualizando nossa imagem.

Como se não bastasse o conteúdo discutível, se descobriu na semana passada que quem administra os perfis do projeto é uma pessoa branca. “Helder Luiz“, dono dos perfis, foi exposto por  Petra Rara e Luana Galdino, por conta de comentários racistas, gordofóbicos e homofóbicos.

Em seu perfil no instagram, Preta Rara explicou o ocorrido.

Há dois dias atrás o perfil @oficialpretinhodopoder agora é @mafiapreta_ comentou em uma foto minha me chamando de uma personagem de um filme que deturpa a imagem da mulher gorda. Fui no direct e expliquei pra ele que era ofensivo, pronto abriu a tampa do esgoto pra esse cara me ofender e depois me bloquear. Expus parte da ofensa aqui no storie e as pessoas repostaram e marcam ele é ele começou a xingar todo mundo, inclusive a @luanagaldino que parte da ofensa está printada aqui nesse post. Descobrimos que o dono dessa famosa página no Facebook e Instagram é branco! Ele reproduz imagem de pessoas pretas cheia de padrões, já foi misógino, machista, transfóbico, gordofobico em suas postagens. Peço que denunciem esse perfil pra que esse babaca não continue se vangloriando às custas de nosso protagonismo. Isso é muito sério, nos que trabalhamos com redes sociais é trabalhoso pra caramba manter um conteúdo de informação aqui pra vcs e vem um branco racista babaca querer se aproveitar desse pouco espaço que temos. Posto foto minhas pq o perfil é meu e faço é posto o que eu quero é não pra receber ofensa de quem quer que seja. ✊🏿 Ele me bloqueou mais a página é essa @oficialpretinhodopoder vou deixar o link nos stories pra vcs nos ajudar com essa ação pra denunciar essa página“.

E como se não fosse o suficiente, Helder decidiu infernizar também a vida de Luana Galdino, que também o expôs.

Helder ofende por áudio e Preta Rara responde: Reprodução Instagram

Rico Sapiência despreza páginas com esse tipo de conteúdo 

“A página Pretinho do Poder é de um branco, então o poder no ponto de vista do branco malandro é o das pretas gostosas e `os negão fortão`. Mas o poder para nós pretos é estar no controle dos bagulho, é estar no acesso , é estar no dinheiro e acima de tudo, no conhecimento”, explicou o rapper Ricon Sapiência em seu Instagram ao repercutir o caso da página Pretinho do Poder.

Rincon Sapiência (Reprodução Instagram)

Para Sapiência o conhecimento é importante para que as pessoas possam se posicionar. “Eu acho que passou um pouco desse momento da afirmação preta em somente em cima da estética, de falar que a gente é bonito , que nós somos fortões. Isso já foi faz tempo”.

Manicongo diz o que é poder, para ele. “Poder é estar, estudando, é estar no controle da máquina, no protagonismo . Essa página não tem protagonismo preto. Pretinho e pretinha do poder está na sua mente.  Trocando ideia e conhecimento com amigo, no bar, nas ruas, nos livros . Só assim a gente avança”, finaliza Rincon.

A página apesar das denúncias ainda está no ar, mas agora tem acesso privado.

https://www.instagram.com/oficialpretinhodopoder/

Comments