O músico norte-americano PJ Morton, vencedor de cinco prêmios GRAMMY e tecladista do Maroon 5, lançou seu novo álbum “Cape Town to Cairo”. A obra foi inteiramente concebida durante uma viagem de 30 dias pelo continente africano, passando por cidades como Cidade do Cabo, Joanesburgo, Lagos, Acra e Cairo. O álbum, que mistura jazz, R&B, gospel e pop, é descrito pelo artista como uma experiência de imersão nas culturas africanas.
Morton, que é membro da banda Maroon 5 desde 2012, decidiu não compor nada antes de chegar em África, nem após sua partida, criando as canções no calor do momento. “Eu queria capturar as emoções que senti enquanto estava no continente, então prometi que não escreveria nada antes de chegar à África e não escreveria nada depois de sair – acabei gravando todos os meus vocais antes de partir também. Foi realmente um experimento em confiar nos meus instintos. Tenho a tendência de pensar demais, como muitos de nós, então queria provocar algo que tivesse reais implicações. O que acabou acontecendo foi que todos os meus pensamentos e influências cruas vieram à tona de uma vez. Há, claro, R&B e soul, mas também há gospel em canções como ‘Simunye’, pop em ‘Count On Me’, jazz em ‘All The Dreamers’, tudo combinado com a inspiração da África. Não tínhamos o luxo do tempo para controlar quais gêneros se encaixariam onde, e as origens de toda essa música começaram na África de qualquer forma. ‘Cape Town to Cairo’ é a diáspora em forma de música, feita do meu jeito”, explicou o músico.
Notícias Relacionadas
Beyoncé é eleita a maior estrela pop do século 21; veja lista completa com artistas negros
Kendrick Lamar anuncia turnê por estádios na América do Norte com SZA após estreia de álbum surpresa
Destaque para a faixa “Count On Me”, uma colaboração com o astro dos afrobeats Fireboy DML. Outros artistas africanos também participam do projeto, como Mádé Kuti e Asa, além de músicos locais. Morton integrou ainda sua própria banda ao vivo e contou com a produção de P.Priime e The Cavemen.
Além do novo álbum, PJ Morton está envolvido em outros projetos importantes. Ele é o compositor da trilha sonora de “Tiana’s Bayou Adventure”, uma atração do parque Disney World, fazendo dele o primeiro compositor negro a criar música para uma atração da Disney. A estreia está marcada para 28 de junho. Morton também prepara o lançamento de suas memórias em forma de livro, intitulado “Saturday Night, Sunday Morning”.
Após se apresentar no Brasil no ano passado durante a turnê do Maroon 5, Morton se prepara para uma nova turnê solo pelos Estados Unidos e uma residência em Las Vegas com sua banda.
Notícias Recentes
FOTO 3X4: HUD BURK - Cantora
‘O Auto da Compadecida 2’: Um presente de Natal para os fãs, com a essência do clássico nos cinemas