Num movimento inédito, o professor Antônio Alberto Lopes foi eleito como diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (FMB). Após 215 anos de existência, a renomada instituição de saúde terá um diretor negro. O profissional, reconhecido internacionalmente, ingressou como professor da universidade em 1980.
Membro da Academia de Medicina da Bahia, Antônio Alberto obteve a maioria dos votos dos alunos, docentes e servidores do pleito pelo cargo dentro da FMB. Ele vai ocupar o cargo até 2027. “Como diretor, terei tolerância zero a qualquer tipo de preconceito”, disse Antônio em entrevista para o site Correio. “Entendo que, como deve ocorrer em instituição universitária, a comunidade levou em consideração os currículos acadêmicos dos candidatos a diretor e vice-diretor, o professor Eduardo Reis, como gestor, professor de medicina e pesquisador, e as propostas que foram apresentadas para o ensino, a pesquisa científica e a extensão“.
Notícias Relacionadas
Denzel Washington indica possível participação em 'Pantera Negra 3' com papel escrito para ele por Ryan Coogler
1,5 milhão de assinaturas em petição online fortalecem PEC de Erika Hilton contra escala 6x1
Ainda em entrevista para o Correio, Antônio acredita – e espera – que nas próximas décadas exista uma presença maior de médicos negros no Brasil. O cenário ainda possui ampla maioria branca. “Acredito que vamos ver mais professores negros como diretores da Faculdade de Medicina da Bahia nas próximas décadas com o maior acesso de pessoas negras nas faculdades públicas de Medicina“, disse ele.
A Faculdade de Medicina da UFBA é uma instituição reconhecida nacional e internacionalmente por sua excelência acadêmica e contribuições significativas para a área da saúde. Fundada em 18 de fevereiro de 1808, é considerada uma das mais antigas escolas de medicina do Brasil.
Notícias Recentes
Trump e o fim do DEI: Professor vê paralelos entre ataque à diversidade e segregação das Leis Jim Crow
Denzel Washington comenta corte de cena de beijo entre seu personagem e outro homem no filme: "Não estavam prontos para isso"