Num movimento inédito, o professor Antônio Alberto Lopes foi eleito como diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (FMB). Após 215 anos de existência, a renomada instituição de saúde terá um diretor negro. O profissional, reconhecido internacionalmente, ingressou como professor da universidade em 1980.
Membro da Academia de Medicina da Bahia, Antônio Alberto obteve a maioria dos votos dos alunos, docentes e servidores do pleito pelo cargo dentro da FMB. Ele vai ocupar o cargo até 2027. “Como diretor, terei tolerância zero a qualquer tipo de preconceito”, disse Antônio em entrevista para o site Correio. “Entendo que, como deve ocorrer em instituição universitária, a comunidade levou em consideração os currículos acadêmicos dos candidatos a diretor e vice-diretor, o professor Eduardo Reis, como gestor, professor de medicina e pesquisador, e as propostas que foram apresentadas para o ensino, a pesquisa científica e a extensão“.
Notícias Relacionadas
Dicas de desapego e decoração ancestral para o fim de ano com a personal organizer Cora Fernandes
Beyoncé supera recorde histórico e é a artista feminina mais premiada pela RIAA
Ainda em entrevista para o Correio, Antônio acredita – e espera – que nas próximas décadas exista uma presença maior de médicos negros no Brasil. O cenário ainda possui ampla maioria branca. “Acredito que vamos ver mais professores negros como diretores da Faculdade de Medicina da Bahia nas próximas décadas com o maior acesso de pessoas negras nas faculdades públicas de Medicina“, disse ele.
A Faculdade de Medicina da UFBA é uma instituição reconhecida nacional e internacionalmente por sua excelência acadêmica e contribuições significativas para a área da saúde. Fundada em 18 de fevereiro de 1808, é considerada uma das mais antigas escolas de medicina do Brasil.
Notícias Recentes
FOTO 3X4: HUD BURK - Cantora
‘O Auto da Compadecida 2’: Um presente de Natal para os fãs, com a essência do clássico nos cinemas