Lançada pela primeira vez no Rio de Janeiro, em maio, a peça teatral “Martinho da Vila 8.0 | Uma Filosofia de Vida”, de Ana Ferguson, Luiz Marcelo Legey e Solange Bighetti, segue em temporada com apenas seis apresentações, do dia 3 a 12 de agosto, no Teatro J. Safra, na Barra Funda, em São Paulo. A peça, dirigida por William Vita, homenageia o cantor, compositor e escritor, Martinho da Vila, que completou 80 anos, em fevereiro deste ano.
Após conferir a peça no Rio, Martinho afirmou ter ficado muito emocionado ao prestigiar sua própria trajetória: “Eu me vi menino, no início da fase adulta e já mais velho. O Martinho maduro parece que sou eu mesmo. Todos os atores são muito bons, a peça é ótima! Passou um filme na minha cabeça e me emocionei muito”. Agora, na capital paulista, a peça promete continuar emocionando a todos os espectadores.
Notícias Relacionadas
Peça teatral de Torto Arado estreia em São Paulo no Dia da Consciência Negra
Feriado de 15 de novembro: dicas de programação cultural negra
Os atores Victor Hugo, Junior Vieira e Nill Marcondes, interpretam Martinho nas fases criança, jovem e adulta. O elenco da peça também contará com as atrizes Isadora Bertacco (Cléo – esposa), Ana Miranda (Dona Teresa de Jesus – mãe), Junior Vieira (Sr. Josué – pai), além de Esther Delamare (professora Ida) e William Vita (Marcus Pereira – primeiro empresário).
O espetáculo curadoria de Cléo Ferreira, esposa do sambista, e contará a vida de Martinho da Vila com base no livro “Memórias Póstumas de Teresa de Jesus”, publicado por ele, além de uma vasta pesquisa no acervo e entrevistas com o artista. O público irá se deliciar com trechos dos seus principais sucessos, como “Devagar, devagarinho”, “Disritmia”, “Mulheres”, entre muitos outros. No cenário, projeções de fotos e os ambientes que retratam a sua vida pessoal e profissional desde a década de 40 até os dias atuais.
“Depois que o Martinho recebeu o título de Doutor Honoris Causa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em outubro de 2017, nos sentimos na obrigação de levar ao conhecimento do público, toda uma história de vida ligada ao movimento negro e preocupação com a língua portuguesa nos países lusófonos. Além disso, falar da sua carreira artística de grande sucesso, ao longo de seus 80 anos”, explica uma das roteiristas Ana Ferguson.
“Estamos trabalhando com o objetivo de trazer uma peça rica em detalhes, tanto em conteúdo, quanto em imagens, figurino e trilha sonora”, completa Solange Bighetti.
O Teatri J. Safra fica na Rua Josef Kryss, 318, Barra Funda – São Paulo (SP). Para mais informações, ligue: (11) 3611-3042.
Notícias Recentes
Lançamento de “Aspino e o boi” leva memórias quilombolas à literatura infantil
Novembro Negro | Seis podcasts e videocasts apresentados por mulheres negras para acompanhar