“PEC das Cadeiras Negras” quer mais negros no Congresso

3.120

Silvia Nascimento – A comissão de Constituição e Justiça da Câmera dos Deputados aprovou ontem, dia 30,  uma espécie de cotas para Deputados Negros. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 116 de 2011, do deputado petista Luiz Alberto (BA)  reserva vagas na Câmera Federal, nas Assembleias Legislativas e na Câmera Legislativa do Distrito Federal para negros.

Se for aprovada, o percentual de vagas será definido de acordo com o número de negros do censo do IBGE. Cada eleitor vai votar em dois candidatos. Um tirado de uma lista formada apenas por negros e outro tirado de uma lista geral. O critério para a candidatura é o da autodeclaração.

Notícias Relacionadas


A PEC 116 do Deputado Luiz Alberto (foto) quer que 30% cadeiras da câmera seja  reservada para negros. (Foto- FB)
A PEC 116 do Deputado Luiz Alberto (foto) quer que 30% cadeiras da câmera sejam reservada para negros. (Foto- FB)

“Esta aprovação representa uma vitória que vai colaborar com a qualidade do debate sobre a Reforma Política no Brasil. Esta PEC é importante, pois somos mais de 50% da população brasileira, mas nossa representação no Congresso é mínima”, defendeu Luiz Alberto. Ele explicou que dos 513 parlamentares da Câmara, apenas 14 são negros, e destes, três são mulheres.

A PEC propõe que 30% das cadeiras da Câmara sejam reservadas para negros: 15% para homens e 15% para mulheres. O texto ainda vai ser analisado por uma comissão especial da câmera e só depois será votado em plenário em dois turnos.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Previous article Quilombo "hi-tech "
Next article Make Up para negras para qualquer ocasião
Silvia Nascimento é jornalista e diretora de conteúdo do site Mundo Negro, curadora digital e produtora de conteúdo especializada em questões étnicas. Pisciana contestadora ela é consciente do seu propósito e exerce sua liberdade por meio da escrita. Ah, ela ainda realizou o primeiro curso dedicado apenas black creators no Youtube. Contato: silvia@mundonegro.inf.br

No posts to display

Comments are closed.